Neste domingo (16), é comemorado o Dia do Ouvidor, data que destaca a prestígio desses profissionais para a construção de uma gestão mais transparente e justa. O ouvidor é a ponte entre a população e as instituições, garantindo que a voz do cidadão seja ouvida e respeitada. A Prefeitura de João Pessoa celebra que a cidade é a 3ª do Brasil na esfera da gestão direta em manifestações resolvidas e em tratamento na plataforma FalaBr.

Unicamente levante ano, 646 manifestações foram registradas através do FalaBr. No ano pretérito, foram registradas 2.533, sendo 96% resolvidas pela Ouvidoria Universal. Os números colocam a capital paraibana em terceiro lugar (2.164) na lista de ouvidorias com maior número de manifestações respondidas e em tratamento, ficando detrás exclusivamente de Uberlândia (MG), com 2.861, e de Biguaçu (SC), com 2.407.
O ouvidor universal do Município e secretário de Transparência Pública, Lucas Henriques de Melo, parabenizou a equipe pelos resultados obtidos em João Pessoa. “Nossa cidade tem ganhado destaque pátrio em saber ouvir os anseios da sociedade e responder dentro do prazo estabelecido pela Lei de Chegada à Informação. O ouvidor é a ponte entre a população e as instituições, garantindo que a voz do cidadão seja ouvida, considerada e respeitada. Parabenizo a equipe pelo serviço de escuta ativa e focado na qualidade das respostas e não meramente quantidade”, afirmou.
Já a Ouvidoria da Saúde do Município registrou 929 manifestações levante ano e 6.377 em 2024. “As ouvidorias são um instrumento fundamental para uma boa gestão e melhoria dos serviços prestados à sociedade. A participação do cidadão legitima os rumos das políticas públicas, porquê também contribuem para que o governo esteja sempre discreto aos anseios e necessidades reais da população. Outrossim, fortalece a cidadania, democracia e a inclusão social, promovendo também transparência e participação cidadã na gestão pública”, destacou o ouvidor universal da Saúde, Emerson Caldas.
Além da plataforma FalaBr, na Prefeitura de João Pessoa, o cidadão pode registrar suas manifestações através do ducto de WhatsApp (83 98841-9383), que já registrou 1.146 demandas levante ano, sendo levante o ducto mais procurado pela população. No ano pretérito, registrou 3.182 manifestações, sendo a maioria de solução imediata.
O controlador universal do Município, Diego Fabrício, ressaltou a prestígio deste profissional para gestão pública. “Hoje é o dia de comemorar esse profissional que dá voz a sociedade, ouve com empatia e transforma manifestações em melhorias para gestão pública. Por isso, destaco que ser ouvidor é mais que um ofício, é um compromisso com a cidadania, transparência e controle social. Feliz Dia do Ouvidor”, comemorou.
Canais de atendimento:
Telefone: 162
Email: ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br
WhatsApp da Ouvidoria Universal: (83) 98841-9383
Plataforma: FalaBr
Presencial: suspenso em virtude da reforma do Paço Municipal
Fonte: Prefeitura de João Pessoa