*Vídeo: ParaibaOnline

A construção de uma nova barragem em Campina Grande, chamada Açude do Covão, foi destacada pelo secretário executivo de Planejamento da cidade, Túlio Duda, como parte de um projeto estratégico para o município. Em entrevista à Rádio Caturité FM, ele explicou que a obra integra o projeto Multilagos e tem como principais objetivos a prevenção de alagamentos, a preservação ambiental e a regulação hídrica do Açude Velho.

“O Açude do Covão faz parte de um grande projeto de planejamento que é o projeto Multilagos. Dentre os reservatórios planejados para serem construídos ao redor da cidade, ele é um dos maiores e posso até dizer que é o mais estratégico, pensando em fatores econômicos, ambientais e de risco, principalmente em relação aos alagamentos na região do Rosa Mística e do Ponto de Cem Réis, além do bairro das Nações e do Vale do Jatobá”, afirmou Túlio Duda.

A barragem terá uma área alagável de 25 hectares e capacidade de armazenamento de 2,5 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com o secretário, o reservatório será fundamental para evitar enchentes que já afetaram a cidade em anos anteriores, como as registradas em 2008 e 2010, quando barragens na região de Jenipapo colapsaram e a água atingiu áreas da cidade.

Além da questão da drenagem urbana, a barragem terá um papel essencial na revitalização do Açude Velho, um dos principais cartões-postais de Campina Grande. Segundo Túlio Duda, o reservatório permitirá a renovação da água do Açude Velho por meio do Riacho das Piabas, que passa pelo canal em frente à Fiep e deságua no açude.

“O poder público poderá, em determinado momento, esvaziar o Açude Velho, desassoreá-lo e reabastecê-lo com águas limpas, barradas e reservadas pelo Açude do Covão. Isso será fundamental para a despoluição do açude, que já conta com um projeto da Secob e da Sesuma para melhorar a qualidade da água”, explicou o secretário.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

CE e PB: Obras do Ramal do Apodi avançam e já chegam a 72% de conclusão

Estrutura levará água do São Francisco para mais 54 cidades da Região Nordeste

Saiba os fatos que ecoam pelo Brasil neste domingo; leitura rápida

3 em cada 10 mulheres atacadas por arma de fogo tinham registro…

FPM: R$ 5,6 bi no primeiro decêndio de janeiro; especialista orienta cautela a novos prefeitos

O montante é cerca de 4% menor do que o repassado no mesmo período de 2024

Paraíba: MIDR chama atenção ao risco de afogamento no Ramal do Apodi

O ministério orienta a população em geral, em especial dos municípios paraibanos de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras, a não acessarem nenhuma das estruturas construídas.