[ad_1]

O combate às desigualdades sociais históricas no país foram destacadas pelo deputado federal Ruy Carneiro ao ser eleito presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara Federal. O nome do parlamentar foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da comissão durante a primeira reunião do grupo de trabalho realizada nesta quarta-feira (19).

“Nosso mandato à frente da presidência será guiado por ações concretas, e começo destacando o combate as desigualdades históricas. Vamos assegurar que os programas cheguem a quem mais precisa, com transparência e agilidade. O Estado deve facilitar as ações sociais. Sempre fui o deputado da Paraíba que mais colocou recursos para as unidades de saúde e entidades sociais em meu estado. Tenho certeza que aqui na comissão vamos conseguir ampliar as ações para melhor acolher aqueles que mais precisam”, declarou.

Outro desafio urgente apontado pelo deputado é a redução da fila do INSS, que hoje atinge mais de 2 milhões de cidadãos aguardando por direitos essenciais. “Essa situação é inaceitável. Trabalharemos sem descanso para modernizar processos, ampliar a eficiência dos serviços e garantir que nenhum brasileiro seja deixado para trás após anos de contribuição”, afirmou Ruy durante discurso.

Ruy ainda agradeceu a confiança dos colegas e do seu partido, o Podemos, na indicação para o cargo. “É com honra, humildade e profundo senso de dever que assumo a presidência desta Comissão tão vital para o futuro do Brasil. Agradeço a confiança do Podemos, em especial à presidente Renata Abreu e ao líder Rodrigo Gambale, assim como ao Presidente da Casa, Deputado Hugo Motta, e a todos os colegas que depositam em mim a responsabilidade de conduzir debates que tocam o coração das famílias brasileiras”, disse.

Durante a instalação da comissão, também foi aprovado o nome de Gilson Daniel (Podemos-ES) para assumir a vice-presidência. A comissão tem a atribuição de avaliar, votar e emitir pareceres sobre projetos voltados para as temáticas. As fiscalizações e o monitoramento dos programas realizados pelo Poder Executivo também fazem parte das prerrogativas.

*Atuação parlamentar*

Entre as ações de destaque de Ruy está a luta contra cortes no Benefício de Prestação Continuada (BPC), em projeto que excluía do programa as pessoas com deficiência leve. O parlamentar conseguiu que a emenda apresentada por ele no Congresso fosse acatada pelo Governo Federal no momento da sanção da matéria.

O deputado também atuou na busca de melhoria dos serviços e agilidade dos atendimentos no INSS, possui um trabalho histórico e é o maior mantenedor das entidades sociais que atuam em defesa de pessoas em vulnerabilidade social e na proteção dos direitos da infância e juventude na Paraíba. Ruy ainda é autor do projeto de lei que prevê o aumento da pena para crime de estupro de vulnerável e de outra propositura que tipifica o crime de intimidação sistemática virtual (cyberbullying).

[ad_2]
Fonte

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Veja a cela onde Bolsonaro está preso: 12 m² na Superintendência da PF, em Brasília

Como é a cela onde Bolsonaro está preso, rotina, estrutura e próximas…

Vetos presidenciais: Congresso Nacional marca primeira sessão deliberativa de 2025 para 27 de maio

A previsão é que a sessão reúna deputados e senadores para discutir uma pauta ampla e relevante, com potencial de influenciar diretamente a gestão do orçamento federal ao longo de 2025

Malafaia diz que Flávio Bolsonaro não cola como candidato em 2026 e defende outra chapa

Malafaia descarta Flávio Bolsonaro para 2026 e propõe nova dupla O pastor…

Câmara Inova: Vereador Preso Pode Votar em Santa Rita, Modelo para o Congresso?

Câmara de Santa Rita, na Paraíba, aprova projeto que permite a vereadores…