PRF interrompe transporte de transformador para parque eólico na Paraíba
Comboio de transporte de transformador é escoltado pela Polícia Rodoviária Federal.. Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o transporte do transformador de 250 toneladas, que está a caminho do Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano, será interrompido entre a noite deste sábado (22) e a madrugada de domingo (23).

Segundo a PRF, o equipamento permanecerá estacionado no km 112 da BR-230, no sentido João Pessoa – Campina Grande, e a escolta será retomada às 21h do domingo. O órgão não informou o motivo da pausa no transporte.

Com a interrupção, o cronograma precisará ser reajustado e ainda não há uma nova previsão exata para a chegada do transformador a Riachão de Bacamarte e outras cidades do trajeto, incluindo Campina Grande.

LEIA MAIS

Transporte do transformador

O transformador está sendo transportado pela CGT Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano. Fabricado na China, ele tem 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura.

Para o deslocamento, são utilizados três caminhões e dois semirreboques, formando uma estrutura de 113,7 metros de comprimento e peso total de 600 toneladas.

Outro transformador, com as mesmas dimensões, será transportado para o parque eólico em abril, mas ainda sem data definida.

Características do deslocamento


				
					PRF interrompe transporte de transformador para parque eólico na Paraíba
Carreta com transformador está nas proximidades de Café do Vento. Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Devido ao tamanho e peso da carga, o transporte ocorre a uma velocidade média de 7 km/h, com escolta da PRF composta por 12 carros e 8 motos para controle do tráfego.

A operação começou no sábado (15), no km 94 da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. No domingo (16), o transporte seguiu a partir de Paulista, ainda em território pernambucano. Na segunda-feira (17), por volta das 16h30, o transformador cruzou a divisa com a Paraíba.

O destino final é Nova Palmeira. Até Campina Grande, o deslocamento ocorre apenas à noite e de madrugada para minimizar impactos no trânsito. No entanto, a passagem pela Alça Sudoeste será feita durante o dia, por segurança, devido às obras no trecho.

A PRF orienta motoristas e moradores a manterem distância da carreta em movimento e evitar estacionar no acostamento da BR-230 para não correr risco de multa ou apreensão do veículo.

Parque eólico e impacto na energia


				
					PRF interrompe transporte de transformador para parque eólico na Paraíba
Lucas Cardoso Sanchez, diretor de renováveis da empresa. Reprodução/TV Cabo Branco

O Parque Eólico Serra da Palmeira terá 108 aerogeradores distribuídos entre os municípios de Picuí (36), Nova Palmeira (33), Pedra Lavrada (25), São Vicente do Seridó (10) e Baraúna (4). Com potência instalada de 648 MW, poderá abastecer até 1,7 milhão de pessoas.

As obras começaram em outubro de 2023 e a previsão é que o parque entre em operação em 2025. O investimento total no projeto é de R$ 3,7 bilhões.

A energia gerada será distribuída para o sistema interligado nacional, contribuindo para o abastecimento de diversas regiões do país. Segundo Lucas Cardoso Sanchez, diretor da empresa responsável pelo projeto, a capacidade do parque é significativa.

“A conexão do parque à rede elétrica será feita por meio de uma linha de transmissão que ligará a subestação local à subestação de Campina Grande, da Chesf”, disse Lucas.

O projeto reforça a transição energética do Brasil, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e ampliando a participação da energia eólica na matriz elétrica nacional.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

CE e PB: Obras do Ramal do Apodi avançam e já chegam a 72% de conclusão

Estrutura levará água do São Francisco para mais 54 cidades da Região Nordeste

Saiba os fatos que ecoam pelo Brasil neste domingo; leitura rápida

3 em cada 10 mulheres atacadas por arma de fogo tinham registro…

FPM: R$ 5,6 bi no primeiro decêndio de janeiro; especialista orienta cautela a novos prefeitos

O montante é cerca de 4% menor do que o repassado no mesmo período de 2024

Paraíba: MIDR chama atenção ao risco de afogamento no Ramal do Apodi

O ministério orienta a população em geral, em especial dos municípios paraibanos de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras, a não acessarem nenhuma das estruturas construídas.