Reescreva nascente teor:
A Instalação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, nesta quarta-feira (9), as datas das apresentações da Paixão de Cristo nos Bairros 2025. Ao todo, serão dez encenações. A primeira, da Cenarium Produções Artísticas, acontece no próximo sábado (12), no bairro Ernesto Geisel, e a última, da Turma Tá Blz, será na quinta-feira (24), no bairro Bancários.

“Esse edital que nós lançamos é muito valedoiro para a Funjope porque estamos fazendo um trabalho, há três anos, de incitamento e valorização da cena do teatro em João Pessoa a partir da Paixão de Cristo. Nós temos o evento meão, que acontece no Museu de São Francisco, mas também valorizamos o teatro comunitário que é realizado nos bairros por meio de grupos teatrais que têm uma vivência ligada às associações, aos coletivos, às igrejas”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele avalia que o teatro nos bairros é muito poderoso, vivo, e reúne um conjunto muito grande de pessoas para ver aos seus espetáculos. “Novamente, nascente ano, nós premiamos dez grupos de teatro de dez bairros diferentes para que eles possam mostrar sua capacidade criativa, o desempenho do teatro comunitário em João Pessoa, e nós ficamos muito contentes de poder ofertar espetáculos de Paixão de Cristo nos bairros”, acrescenta.
Geisel – O espetáculo ‘Paixão de Cristo – Na dor transpassada nasce a salvação’, da Cenarium Produções Artísticas, será encenado na Rossio Estudante Orlando Geisel, bairro Ernesto Geisel, no sábado (12), a partir das 20h. A expectativa é reunir em torno de 1.500 pessoas.
“O nosso espetáculo tem um olhar maternal. Trazemos uma mulher do povo que fala de suas angústias, seu sofrimento e dos preconceitos da sociedade. Essa mulher é evidenciada porquê protagonista e, dentro do contexto, se transforma em Maria, trazendo essa sutileza maternal de ver o seu rebento passar por cada tempo, narrando desde a concepção até a ressurreição”, explica Geovanny Vitorino, diretor do espetáculo.


Mangabeira VIII – ‘A Paixão de Cristo – ‘Jesus, o Pão da Vida’, da Companhia Catunda, do bairro Valentina, será encenada neste domingo (13), às 19h30, no recinto da Igreja Santo Antônio do Menino Jesus, Rua Carmélio Ruffo Rebento, 2, Mangabeira VIII. É um espetáculo que une fé, arte e simbologia profunda.
Conforme Caíque Catunda, diretor da peça, a encenação da Paixão de Cristo deste ano traz porquê temática a jornada de Jesus espelhada no processo de fabricação do pão: a colheita, o moer dos grãos, o levedura que transforma, porquê a Termo que dá vida, e o pão assado no queimação, porquê a entrega totalidade na cruz. Até que, enfim, o pão é servido – Cristo ressuscitado – manjar eterno para a humanidade. “É um invitação à reflexão sobre o sacrifício de Jesus e o manjar que Ele se torna para o mundo”, pontua.
Cruz das Armas – O espetáculo ‘Olhar de Maria que Conduz a Jesus Cristo’, do Grupo Procultura, de Cruz das Armas, será encenado na segunda-feira (14), às 20h, no Ginásio da Escola Oscar de Castro, Avenida Lima Rebento, 147, em Cruz das Armas. A ingresso custa um quilo de manjar não perecível.
O diretor universal do espetáculo, Halisson Neves, explica que a peça tem 22 cenas, com duração em torno de 120 minutos. São murado de 30 atores e atrizes da comunidade lugar em cena. “Nascente ano, mais uma vez, contamos com o base da Funjope e da Prefeitura, nos ajudando para desenvolver o espetáculo que tem um dispêndio muito tá”, destaca.
As expectativas, segundo ele, são as melhores possíveis. “Esperamos lotar o ginásio da escola, propalar o grupo que está na estrada desde 2012 e, principalmente, evangelizar através da arte. O nosso maior objetivo é tentar levar um pouco dessa aura que tem a Semana Santa através do espetáculo teatral, da paixão, morte e ressurreição de Jesus”.
Mandacaru e Bairro dos Ipês – O espetáculo ‘Paixão de Cristo – Jesus, o nosso viver’, do Grupo Teatral e Cultural Arte Povo, do bairro de Mandacaru, será encenado em duas datas: na segunda-feira (14), às 19h30, na Igreja Coração de Jesus (Rua Celerina Paiva, s/n, Mandacaru; e no domingo (20), às 16h30, no Meio Social Urbano Monsenhor José Coutinho (CSU), que fica na Rua Professora Maria Ester Bezerra Mesquita s/n, Bairro dos Ipês.
“O grupo Arte Povo, de Mandacaru, vai apresentar as cenas ao ar livre: batismo, prisão de João Batista, encontro de Jesus e Maria com seus discípulos, Jesus sendo traindo por Judas, a ceia, o enforcamento de Judas, a prisão de Jesus, Jesus, Pilatos e Herodes com o julgamento final, a Via Sacra dentro da Bíblia, terminando com a ressurreição”, explica o diretor da peça, Ailton Silva Lopes.


Ilhéu do Patriarca – Na Ilhéu do Patriarca, o Ponto de Cultura Boceta realiza a ‘Paixão de Cristo 2025: O Emanuel’. A peça, que procura manter a tradição de mais de 20 anos da apresentação, começou em parceria com a Igreja Senhor do Bonfim e o grupo de teatro Art em Cena. Em 2025, a encenação acontece na quarta-feira (16), às 19h30, na quadra da Boceta (Avenida Novidade Liberdade, 400 – Ilhéu do Patriarca), contando com murado de 60 pessoas entre elenco e base.
“Vamos racontar a história de Cristo, o Emanuel, que escolheu estar conosco, ser um de nós, não importando nossos defeitos e nem pecados. Jesus se doa em morte na cruz provando todo seu paixão pela humanidade e nos convida a ser exemplo desse paixão que não morre, vive”, resume Chagas Neto, diretor do espetáculo, que conta com a coordenação de Geraldo Aguiar.
Bessa – ‘Emmanuel – O Encantador de Histórias’ é o nome do espetáculo que será apresentado pelo Grupo Semear, do bairro Cristo Redentor, na Sexta-feira Santa (18), a partir das 20h, no Parque Parahyba 4, bairro do Bessa. Com direção de Josemberg Pereira e produção executiva, assistência de direção e texto de Márcio Lins, o espetáculo ‘Emmanuel – o encantador de histórias’ promete emocionar o público.
“Construímos um espetáculo para gerar um clima de totalidade envolvimento com o público. O texto e direção foram feitos para que todos assistam e se sintam tocados pela mensagem de Jesus que é eterna”, ressalta Josemberg Pereira.
O jornalista Márcio Lins também comemora a oportunidade de racontar a história de Jesus. “É uma honra para nós recontarmos, de forma criativa e envolvente, a história do maior varão de todos os tempos, Jesus”, afirma.
Na peça, Emmanuel, um jovem senhor que aparenta 60 anos de idade, conta, em 12 atos, a história de Jesus, o Salvador da humanidade. O espetáculo traz para o público uma proposta que mistura cena, música e dança, ressaltando a humanidade de Jesus e o amoroso relacionamento dele com as pessoas.
Dentre as cenas mais emocionantes, a crucificação, com largo cenário, e a ressurreição com estrutura que vai dar ao público a sensação de Jesus voando. No final, o narrador Emmanuel, revela um pouco intrigante, a sua real idade: 2025 anos. O elenco é assinado pelo Grupo Semear de Teatro.
Mangabeira IV– O espetáculo ‘Paixão de Cristo – uma história de paixão e fé’ será encenado pela Companhia de Teatro Soluar, de Mangabeira VIII (Cidade Virente), nos dias 18 e 19, na comunidade Novidade Esperança, em Mangabeira IV, na Rua Emanoel Lisboa de Lucena, terreno ao lado da Creche Maria de Lourdes, a partir das 19h30.
Nascente ano, a peça tem um grande diferencial porque será realizada por crianças e adolescentes atendidos pela Companhia de Teatro Soluar, através do Instituto Soluar. Todo o cenário está sendo confeccionado pelos integrantes. Para isso, as crianças e adolescentes estão participando de oficinas de artesanato.
“É uma montagem que procura a perpetuidade da contação dessa história milenar que também é tradição para a Companhia Soluar há vários anos”, explica Jamil Richene, produtor do espetáculo que é dirigido por Aloísio Sousa.
Padre Zé e Bancários – ‘Paixão em Retalhos Itinerantes 2025’, do Coletivo de Teatro Retalhos, bairro Padre Zé, é um músico itinerante que será apresentado na sexta-feira (18), na Rossio da Tranquilidade, bairro Bancários, e no sábado (19) na Rossio da Conquista, bairro Padre Zé, a partir das 19h, com tradutor de Libras.
“O espetáculo surge dos experimentos e vivências do coletivo com o teatro de rua, o circo, o teatro de máscaras e a commedia dell’arte para contação de uma história que todo mundo já conhece, mas contada de uma maneira dissemelhante, numa proposta de espetáculo mambembe”, afirma José Moreira do Promanação Júnior, diretor músico da peça e também ator.
O espetáculo artesanal une as linguagens circense e teatral, e o cenário, figurinos e adereços são construídos pelos próprios atores e atrizes a partir da customização e reciclagem, num vínculo de comunidade da paixão de Cristo com a sustentabilidade.
A peça ‘Paixão em Retalhos’ tem roteiro e direção de Joilson Custódio, e retrata a chegada do circo em cortejo à cidade, formado de músicos, palhaços, dançarinos, atores – artistas mambembes -, numa contação da vida do rebento de Deus, desde o promanação, morte até a ressurreição, sob uma ótica da commédia dell’ arte – interagindo o cômico e a dramaticidade cênica e circense.
José Américo e Bancários – O espetáculo ‘Uma das histórias mais antigas – A Vida do Redentor’, do Coletivo Porta Adentro, do bairro José Américo, vai ter duas apresentações: no domingo (20), às 17h, na Rossio da Convívio Darci Pelágico da Silva, no José Américo, e na segunda-feira (21), no mesmo horário, no Anfiteatro da Rossio da Tranquilidade, nos Bancários.
O texto, inspirado na obra ‘O Jesus Varão’, de Plínio Marcos, tem porquê assistente de produção Bruno Constantino. “A sinopse conta que, no decurso do caminho percorrido por uma Companhia de Contadores de Histórias, na procura por um lugar para se hospedarem, encontram um pequeno vilarejo, e ao reunir as pessoas narram o promanação do menino Deus, a trajetória de sua vida, a morte, e a ressurreição, porquê representação da justiça, da sossego e da esperança”, conta.
Nas suas bagagens, conforme Bruno Constantino, esses viajantes carregam itens de todas as suas andanças, dos encontros que tiveram, das suas memórias, que dão forma, som e corpo ao espetáculo que apresenta o Jesus Varão, porquê mediador e padroeiro dos desvalidos.
Bancários – O projeto ‘Paixão de Cristo – Um Músico Inclusivo – 2ª edição’, da Turma Tá Blz, acontece na quinta-feira (24), às 18h, no Teatro da Escola Aruanda, no bairro Bancários, com brecha músico comandada pelas violinistas Amanda e Sueli Miranda.
A montagem, com direção universal de Nik Fernandes e direção cênica de Marinalva Rodrigues, conta com a participação de 33 crianças, entre elas autistas, com síndrome de Down e crianças não atípicas.
“Através desse encontro, o espetáculo mostra que a inclusão é provável, necessária e transformadora, dando visibilidade à potência de crianças que, muitas vezes, são invisibilizadas nos espaços artísticos”, conta Nik Fernandes. O evento é gratuito e ingénuo a toda a comunidade.
Paixão de Cristo nos bairros – Nascente edital incentiva a cultura nas comunidades, a promoção da melhoria e manutenção dos espetáculos, o fortalecimento do turismo interno e consequentemente, a geração de trabalho e renda, impulsionando a economia lugar.