Reescreva oriente teor:
Com o objetivo de incentivar a doação de sangue e salvar vidas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou, nesta quinta-feira (10), uma palestra sobre a valor da doação de sangue e esclareceu dúvidas sobre o procedimento tão importante. A apresentação também visa antecipar as doações para o Maio Amarelo, campanha que visa reduzir o número de sinistros de trânsito, que tem uma vez que tema deste ano “Desacelere. Seu muito maior é a vida”. A explanação foi ministrada pela assistente social do Hemocentro da Paraíba, Consueila Leite de Araújo, no auditório da sede da Semob, no bairro do Cristo.

Na orifício do evento, o superintendente da Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, ressaltou a valor da informação para incentivar o maior número de pessoas para essa justificação tão superior. “Uma ação importante de doação de sangue, é um ato de paixão. Desacelere para o trânsito e acelere para mais e mais doações. Agradeço a cada um de vocês que se dispuseram a abraçar essa justificação tão importante para salvar vidas”, declarou.
Na ocasião, foram esclarecidos pontos importantes para a doação, uma vez que: quem pode doar, os benefícios, pausa das doações, a partir de que idade, pessoas com comorbidades, uso de medicamentos, entre outros questionamentos.


A dirigente da Subdivisão de Ensino para o Trânsito (Died), Gilmara Branquinho, contou que dentro do Maio Amarelo, muitas são as dúvidas sobre a doação de sangue e viu nesta apresentação uma forma de despertar a consciência da população a participar do processo uma vez que doador e uma vez que agente multiplicador de conhecimento.
“Vamos ter o Maio Amarelo e todos os anos fazemos um dia de doação dentro da campanha, onde convidamos todos os servidores para a doação voluntária. No entanto, sabemos que as doações são bem-vindas todos os dias do ano, dentro das possibilidades de cada um”, explicou a dirigente da Subdivisão de Ensino para o Trânsito, Gilmara Branquinho.
“A doação é um gesto totalmente solidário. É um ato de paixão que você faz em favor de alguém que precisa do sangue para fazer o seu tratamento, sua terapia, seja uma doença mesmo do sangue ou alguma cirurgia que seja necessária a transfusão depois, cirurgias de grande porte, sinistros de trânsito de pessoas que tiveram grandes traumas. Logo a valor da doação, além da perspectiva da saúde pública, é também pra você salvar a vida de alguém, explicou a palestrante, Consueila Leite.
O Hemocentro da Paraíba fica localizado na Av. Dom Pedro II, 1548, em Jaguaribe. Para mais informações, podemos vincular para o contato: (83) 3133-3473.
Requisitos para a doação de sangue:
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar com o responsável lícito – pai ou mãe);
Tarar mais de 50 kg;
Estar muito nutrido;
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
Estar em boas condições de saúde;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas
últimas 12 horas;
Não estar em jejum;
Apresentar um documento solene e original com foto.