Poviléu acompanhou o cortejo cultural, realizado no início da noite e que abriu o Festival de Grupos Folclóricos, organizado pela Secretaria de Cultura, na Pirâmide do Parque do Povo.
A sexta-feira foi de pura tradição e emoção n’O Maior São João do Mundo, com a programação cultural realizada pela Prefeitura de {Campina} Grande, por meio da Secretaria de Cultura. A noite começou em grande estilo, com um belíssimo cortejo que percorreu o Parque Evaldo Cruz e adentrou o Parque do Povo, levando alegria, música e tradição para campinenses e turistas.
O desfile foi comandado pelos grupos folclóricos Raízes, Cabroar, Acauã da Serra, Tropeiros da Borborema, Ariús e Caetés, que deram um verdadeiro show de cores, ritmos e cultura popular. A trilha sonora ficou por conta do forró pé de serra de Roninho do Acordeon — arte-educador e rabino sanfoneiro — escoltado de seus talentosos alunos do curso de sanfona do Meio Cultural Lourdes Ramalho, além do regional do grupo Acauã da Serra, que garantiu o verdadeiro som nordestino durante todo o trajectória.
Encantados, moradores e visitantes seguiram o cortejo em direção ao coração do Parque do Povo — a icônica pirâmide — formando uma turba animada e emocionada com o espetáculo de tradição.
“Está muito entusiasmado isso cá, estou pela primeira vez em {Campina} Grande e gostei muito. É tudo muito pintado, entusiasmado, e mais bonito ainda são as casas, as bandeirolas, os balões, a cidade está toda linda”, comentou Sandra Regina, do Rio de Janeiro.
Na sequência, a Pirâmide foi tomada pelas apresentações dos grupos folclóricos, que deram um verdadeiro espetáculo de dança, música e cultura popular, mantendo viva a núcleo do São João de {Campina} Grande e levando momentos inesquecíveis para todos que estiveram presentes.
A arquiteta Marli Aoki, que veio do Paraná saber O Maior São João do Mundo, afirmou estar deslumbrada com as apresentações e com o tamanho da sarau.
“Nós somos de Cascavel, no Paraná, e a gente sempre ouviu falar do São João de {Campina} Grande, acompanhamos pela televisão, redes sociais, que é a maior sarau, uma das maiores culturas brasileiras. Portanto tínhamos bastante curiosidade de vir saber e, até que enfim, deu claro. As apresentações culturais estão muito bacanas, estamos achando lindas, gostamos bastante. Estamos impressionados com a quantidade de gente cá”, frisou.
Amanda Promanação, há 14 anos no grupo Tropeiros da Borborema, destacou a emoção de se apresentar na Pirâmide, onde uma turba assistia aos espetáculos e aplaudiam de pé.
“A história do Tropeiros, na verdade, se confunde com a história do Parque do Povo, do São João de {Campina} Grande. O grupo tem 43 anos e o São João 42. Portanto, para a gente, essas participações na programação sempre reforçam nosso papel, o nosso compromisso com a cultura, com o folclore, com a preservação de ser o grupo pioneiro, de ser um exemplo para os outros. É sempre um prazer estar cá”, referendou.
A noite não parou por aí, e as apresentações culturais continuaram no Quadrilhodromo do Parque Evaldo Cruz. O espaço foi abrilhantado por uma linda apresentação da turma de sanfonas do Meio Cultural Lourdes Ramalho, coordenada pelo arte-educador Roninho do Acordeon, com clássicos do nosso forró.
Em seguida, o grupo Mulheres Arretadas deu o passo, com danças regionais, representando a força da mulher nordestina.
Codecom
[ad_2]
Fonte