O Ministério da Saúde anunciou que profissionais de saúde devem notificar imediatamente quaisquer casos suspeitos de intoxicação por metanol ao Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A substância, que pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas ou clandestinas, é altamente tóxica e pode causar cegueira permanente e até a morte. 

O estado de São Paulo notificou 22 casos de intoxicação por metanol, sendo 7 confirmados, 15 em investigação e 4 descartados. Um óbito foi confirmado e outros 4 estão em análise. Até o momento, o total de ocorrências ultrapassa a média anual de registros no país, estimada em cerca de 20 casos. 

O Brasil conta com 32 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), referência nacional no diagnóstico e manejo de intoxicações. O tratamento para casos confirmados envolve o etanol produzido por laboratórios ou farmácias de manipulação, administrado por via oral ou intravenosa, sempre sob controle médico. Quando necessário,  o fornecimento é solicitado pelo CIAtox ou pelas secretarias de saúde.

Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou que a notificação deve ocorrer sem aguardar o fechamento do diagnóstico, em qualquer caso de suspeita, especialmente quando houver relato de consumo de bebida alcoólica de origem desconhecida ou sem lacre confiável. 

Além disso, o ministério enviou uma nota técnica para para estados e municípios com orientações para profissionais de saúde quanto aos sinais e sintomas, manejo clínico e administração de antídotos. 

Principais sintomas de intoxicação por metanol

Os sinais podem surgir entre 12h e 24h após a ingestão, incluindo: 

  • Dor abdominal;
  • Visão adulterada; 
  • Confunsão mental;
  • Náuseas;
  • Cegueira.  

A Polícia Federal foi acionada e conduz investigações em conjunto com os órgãos de controle e vigilância, para identificar a origem das bebidas adulteradas e interditar estabelecimentos suspeitos de comercialização. 

Com informações do Ministério da Saúde 

Pixel Brasil 61

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Arboviroses: previsões do MS apontam incidência elevada de casos em 6 UFs para 2025

Modelagens preditivas apontam elevação de casos em estados como SP, RJ, ES, TO, MS e PR acima do observado em 2024. Pasta recomenda ações a gestores locais

Comer carboidratos à noite engorda?

Neste episódio, a Nutróloga Dra. Anna Carolina Pompermayer (CRM: 155.954/ SP) responde se comer carboidratos à noite engorda.

Doença de Crohn: entenda condição do jornalista Evaristo Costa

Síndrome inflamatória do trato intestinal é provocada pela desregulação do sistema imunológico

Prazo para municípios emitirem ordem de serviço do Novo PAC Saúde termina em 15 de outubro

Municípios aprovados na Seleção 2023 têm até 15 de outubro de 2025 para iniciar obras de unidades de saúde. Quem não publicar o edital de licitação corre risco de cancelamento da proposta