Gabaritos e cadernos de provas do Enem 2025 do segundo dia já estão disponíveis no portal do Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 19 de novembro, os gabaritos e os cadernos de questões do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado no último domingo, 16 de novembro. O material está acessível para consulta e download no portal do Inep, na seção de provas e gabaritos.
A organização do material é feita por dia de aplicação regular, cor do caderno (azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo) e tipo de caderno, facilitando a localização para os estudantes.
Divulgação antecipada e anulação de questões
A publicação dos gabaritos ocorreu um dia antes do previsto inicialmente pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A antecipação foi motivada pela identificação de relatos de vazamento de questões similares às que constaram na prova de domingo. Em resposta, o Inep decidiu, de forma preventiva e para garantir a lisura do processo, anular três questões da prova aplicada no dia 16 de novembro.
Em entrevista à TV Educativa do Ceará, o ministro Camilo Santana explicou que, segundo informações obtidas, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem teria divulgado questões deste processo em uma transmissão ao vivo na internet, dias antes da prova oficial. “Como alguns milhares de pessoas tiveram acesso à live dessa pessoa, dentro de uma dimensão de mais de 4 milhões de pessoas que fizeram a prova. Mas, para dar garantia de isonomia, nós resolvemos anular as três questões, por uma questão muito mais de prevenção e para dar lisura ao processo do Enem.”
A Polícia Federal foi acionada para investigar o possível vazamento das perguntas. “Nós determinamos à Polícia Federal que tomasse todas as medidas legais, também em relação a esse fato e apurasse a confidencialidade desse fato”, afirmou o ministro.
Enem 2025: Provas e cálculo de notas
O ministro Camilo Santana reforçou que as demais 87 questões do segundo dia de provas do Enem 2025 continuam válidas, assim como a redação. “Para garantir que todos não fossem prejudicados por conta dessas três questões, o Inep as anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens, também a redação e o que foi elaborado e aplicado durante esses dois dias.”
No dia 16 de novembro, os participantes do Enem 2025 responderam a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 eram de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, química e física) e outras 45 de Matemática e suas Tecnologias.
É importante ressaltar que o número de respostas certas não corresponde diretamente à nota final do candidato. O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para o cálculo das proficiências, um modelo matemático que considera a coerência das respostas corretas em relação ao grau de dificuldade de cada questão, identificando a consistência do desempenho do participante.
Acessibilidade e aplicação das provas
Os cadernos de provas do segundo dia do Enem 2025 foram disponibilizados com adaptações para o leitor de tela, visando a acessibilidade para pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão). O Inep explica que, por meio de softwares como o NonVisual Desktop Access (NVDA) e o Dosvox, o conteúdo textual é transformado em fala, permitindo que deficientes visuais acessem o material.
As provas do Enem 2025 foram aplicadas em 165 mil salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 70% dos inscritos confirmados (4,81 milhões) participaram dos dois dias do exame em todo o país.
Reaplicação do Enem 2025
Candidatos que não puderam comparecer às provas por motivo de doença infectocontagiosa ou por problemas logísticos têm a possibilidade de solicitar a reaplicação do Enem 2025. A solicitação deve ser feita exclusivamente na Página do Participante, no site do Inep, e o prazo para os casos previstos em edital se encerra às 12h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 21 de novembro. Os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que tiveram a aplicação adiada devido a um tornado, também têm direito de solicitar a reaplicação.