Senador abre convite a Leo Bezerra e avalia filiação também para Hervázio Bezerra
O cenário político da Paraíba teve mais um movimento nesta quarta-feira, com o senador Veneziano Vital do Rêgo publicamente convidando o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, a ingressar no MDB. O convite ocorreu após declarações do governador João Azevêdo sobre a situação política do vice-prefeito, que, segundo o governador, reconheceu que não seria possível apoiar duas candidaturas ao governo do estado e, ao mesmo tempo, manter a presidência do PSB municipal.
O contexto do convite
A fala do governador sobre a incompatibilidade de posições foi direta. Em tom crítico, o governador afirmou: “Não havia a mínima condição de alguém estar na presidência fazendo reuniões para tratar de uma outra candidatura que o partido não iria seguir.” A declaração reacendeu tensões internas no PSB de João Pessoa e abriu espaço para negociações em outras legendas.
Depois do evento de filiação do prefeito de João Pessoa ao MDB, o senador Veneziano fez o convite a Leo Bezerra, e deixou claro que a porta também pode estar aberta para o pai dele, o deputado estadual Hervázio Bezerra. Sobre o vice, o senador disse exatamente: “Olha, Leo, se você achar conveniente, se sentir à vontade e desejar, assim como fez Cícero Lucena filiando-se ao MDB, você será muito bem-vindo”.
Reação de Hervázio Bezerra
Na mesma quarta-feira, o deputado estadual Hervázio Bezerra anunciou que vai recuar da saída do PSB. A decisão veio após a fala do governador, que, segundo o parlamentar, teve um discurso “de alto nível”. Em seu posicionamento público, Hervázio declarou: “Nesse instante eu acabei de sair de uma reunião com meu filho Léo e com Odon Bezerra [o irmão e o filho]. E vocês sabem do meu temperamento, tudo, eu não sou cara de soltar piada para ninguém, soltar pilheria para ninguém. Eu vou adotar a partir de agora, tenho certeza e convicção, o tom do governador João Azevêdo que há poucos instantes concedeu uma entrevista. Não concordo, obviamente, com a fala integral do governador, mas eu acho importante um debate em qualquer nível”, declarou o deputado.
Implicações políticas
O convite do senador Veneziano a Leo Bezerra destaca a movimentação de forças entre PSB e MDB em João Pessoa e no estado. A possibilidade de filiação de nomes locais, como Leo e Hervázio, pode alterar alianças municipais e ampliar a ostentação de quadros para compor chapas e estratégias eleitorais.
Analistas políticos acompanham agora os próximos passos de Leo Bezerra, a avaliação de seu grupo familiar e eventual resposta do PSB. O desdobramento mostra, mais uma vez, como decisões internas de partido, declarações de governantes e convites públicos podem desencadear mudanças rápidas na geografia política local, com reflexos nas eleições estaduais.