Encontro da Geração Protagonista debate melhorias nas escolas e presta contas em João Pessoa
Um encontro do programa Geração Protagonista reuniu, nesta segunda-feira, 120 estudantes, entre líderes de turma, presidentes de grêmios e embaixadores de 120 escolas da 1ª Gerência Regional de Educação. A reunião, realizada no auditório da ECIT Papa Paulo VI, teve como objetivo principal a prestação de contas das ações do projeto nas escolas e o diálogo direto entre os jovens e o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.
Debate e prestação de contas
Durante o encontro, a secretaria apresentou os avanços pedagógicos e de infraestrutura promovidos pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, SEE-PB, além de ouvir as solicitações dos estudantes sobre melhorias e propostas de novos projetos. Foi destacado, entre os programas citados, o sucesso do Passe Livre Estudantil, que garante passagem gratuita no transporte público em cidades como João Pessoa, na região metropolitana, incluindo Cabedelo, Santa Rita e Bayeux, e em Campina Grande, além da distribuição do material escolar.
O secretário falou diretamente com os jovens sobre a importância do diálogo e do protagonismo estudantil. Em suas palavras, Wilson Filho reforçou a finalidade do programa, e afirmou: “É para isso que nós criamos esse programa Geração Protagorística. Pois nós precisamos estruturar novos auditórios como esse, no qual as cadeiras ainda estão envolvidas com plástico. Todos pedem para melhorar as escolas, os ginásios e o conforto com a climatização. Por isso estamos aqui para ouvir os nossos líderes e também para falar dos programas e soluções que estamos trabalhando para melhorar o aprendizado de cada estudante”, reforçou o secretário.
Demandas e prioridades dos estudantes
Os estudantes aproveitaram a proximidade com a gestão para expor prioridades, como reformas, climatização, melhores estruturas para ginásios, e a implantação de canais de ouvidoria mais eficazes. A líder dos líderes de turmas e embaixadora Regional, Mariana Xavier, ressaltou a importância do encontro para reforçar a união entre os estudantes e cobrar avanços concretos. Segundo ela, “Esse evento é bem informativo para todos os estudantes. Já tivemos outros encontros e tudo serve de aprendizado. O secretário falou das estruturas do colégio, questões que são realmente prioritárias e é isso que os estudantes prezam nas nossas reuniões. Quero que meu colégio seja mais aberto a entender esses princípios que realmente precisam ser instalados no nosso colégio, a exemplo de uma ouvidoria melhor, não só para o meu para todos os outros colégios”.
O tom foi de escuta e de retorno, com a secretaria prometendo encaminhamentos e explicando o cronograma de ações. Em paralelo ao debate sobre infraestrutura, foram discutidas iniciativas que envolvem aprendizado, participação estudantil e ampliação de oportunidades dentro da rede estadual.
Escuta ativa e encaminhamentos
O gerente operacional para a Promoção Articulação e Mobilização Estudantil da SEE-PB, Romário Farias, destacou a dinâmica do evento, em que os estudantes ficam à vontade para conversar com o secretário. Nas suas palavras, “É um momento discussão ativa com o secretário, das ações que estão sendo desenvolvidas na rede, de todos os programas que foram implantados esse ano e também de quais são as demandas dos líderes para a secretaria, porque ele está fazendo esse processo de escuta em todas as gerências. E aí ele quis fazer meio que uma finalização em algumas gerências ouvindo os estudantes mais uma vez. Além da escuta dos estudantes, o secretário também fez uma devolutiva, uma prestação de contas e apontou novidades e encaminhamentos para o ano que vem”, contou.
Ao longo do evento, a equipe da SEE-PB registrou as demandas e sinalizou prioridades para intervenção, com foco em ações que possam ser implementadas no curto e médio prazo, incluindo melhorias em auditórios, climatização e estrutura de ginásios escolares.
Próximos passos e expansão do diálogo
O encontro em João Pessoa foi parte de uma série de ações do programa Geração Protagonista, que busca fortalecer a participação dos jovens na gestão escolar. Segundo a programação, o próximo encontro com líderes do programa e com o secretário de Estado da Educação será nesta terça-feira, 25, em Campina Grande, ampliando a escuta e a prestação de contas em outras regiões.
Com foco na participação estudantil e em respostas objetivas às demandas, a SEE-PB pretende seguir com a promoção de espaços de diálogo, e com ações práticas que possam refletir em melhores condições de aprendizado e convivência nas escolas da rede estadual.
O evento reforçou a ideia de que, além de anunciar programas como o Passe Livre Estudantil e a distribuição de material escolar, é fundamental manter o canal aberto entre estudantes e gestão, para que as iniciativas sejam calibradas conforme as necessidades apontadas em campo.