Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124


Pedro Cunha Lima, presidente estadual do PSD e ex-deputado federal, declarou nesta quarta-feira (26) que pode abrir mão da sua pré-candidatura ao governo da Paraíba em nome da unidade da oposição. A afirmação foi feita no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, em entrevista que ganhou destaque no cenário político local.
Sobre a possibilidade de recuo, Pedro Cunha Lima disse que sua candidatura é frágil e não competitiva em relação aos demais concorrentes. Em tom de conciliação, ele afirmou, “Não serei problema para uma construção para uma oposição mais forte”.
Questionado se o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, teria pedido que mantivesse a pré-candidatura, Pedro Cunha Lima revelou que o dirigente reafirmou que a decisão está em suas mãos. Ele transcreveu, tal como ocorreu na entrevista, “Não houve retirada, apenas uma leitura de cenário, os próximos passos ainda serão dados”, ao relatar a posição da direção nacional da legenda.
O tom adotado por Pedro Cunha Lima combina prudência com um convite ao diálogo, ao mesmo tempo em que reconhece limitações do próprio projeto.
Segundo o próprio Pedro, o projeto encontra dificuldades e é frágil pelo fato de ele estar sem mandato e não dispor de grandes estruturas. Na entrevista, foi destacado que a falta de mandatos e de logística partidária pesa na avaliação sobre a competitividade de uma campanha ao governo.
A declaração de que pode abrir mão da pré-candidatura coloca o PSD em posição de buscar acordos dentro da oposição, numa tentativa de consolidar uma frente única capaz de enfrentar o atual cenário estadual. A movimentação também tende a provocar negociações entre partidos e pré-candidatos, visando encontrar o nome mais competitivo para disputar o governo.
Pedro Cunha Lima afirmou que os próximos passos serão definidos após leitura de cenário e conversas internas, e que não pretende ser um empecilho para a construção de uma alternativa mais forte, conforme sua frase, “Não serei problema para uma construção para uma oposição mais forte”. A expectativa é que, nas próximas semanas, lideranças do PSD e de outras legendas avaliem cenários e possíveis pactos eleitorais na Paraíba.
Enquanto isso, a declaração pública na Arapuan FM reforça o papel de Pedro Cunha Lima nas articulações, ao mesmo tempo em que deixa em aberto a possibilidade de recuo em nome da unidade da oposição.