Viaduto de Água Fria: Liberação da parte inferior altera rotas de ônibus em João Pessoa

A liberação da passagem por baixo do Viaduto Prefeito Luciano Agra, em Água Fria, João Pessoa, trouxe mudanças significativas para as linhas de ônibus que circulam na região. Essas alterações visam otimizar o fluxo de veículos e permitir a conclusão das obras complementares na parte inferior da estrutura.

Novos Trajetos para Diversas Linhas de Ônibus

Os ônibus que chegam ao viaduto pelo Corredor Epitácio, identificados pelas linhas 502, 523 e 5120, agora farão o trajeto cruzando a Rotatória da Transnacional. Essa mudança impacta diretamente o percurso desses coletivos.

Para a linha 107, no sentido bairro/Centro, após passar pela rotatória do Cajueiro, o novo caminho a levará até a Rotatória do Sucata do Edinho. O trajeto seguirá em frente ao Assaí e Carajás, culminando no Viaduto do Geisel. Já no sentido Centro/bairro, a linha passará em frente ao Atacadão, pela lateral da prefeitura, e se dirigirá ao Posto Cajueiro.

As linhas que atendem o bairro José Américo e se deslocam sentido bairro/Centro para o Rangel, como as linhas 203, 207, 229, 2515 e E229, continuarão utilizando a Avenida Benício de Oliveira Lima. Elas passarão por trás da Transnacional e retornarão para a Avenida Hilton Souto Maior.

Retorno à Av. Ranieri Mazzilli e Impacto na BR-230

Com a abertura da passagem sob o viaduto, essas linhas, juntamente com a linha 5210 no sentido Centro/bairro, voltarão a transitar por toda a Avenida Ranieri Mazzilli. A partir da Rotatória da prefeitura, seguirão para a Avenida Hilton Souto Maior, reorganizando o tráfego.

A liberação da parte inferior do viaduto permite que todos os veículos que trafegam pela BR-230, no trecho em questão, utilizem agora a faixa superior. Isso possibilita que as equipes de obras concluam os trabalhos na parte inferior, que incluem ajustes no entorno do prédio da Prefeitura de João Pessoa, melhorias no acesso à Avenida Ranieri Mazzilli e a finalização do sistema de drenagem de águas pluviais.

Obras e Benefícios da Nova Estrutura

Em abril, o governador João Azevêdo já havia liberado a parte superior do Viaduto Prefeito Luciano Agra. A estrutura, com seus 700 metros de extensão, conta com três faixas de rolamento em cada sentido (Bayeux e Cabedelo), atravessando a BR-230. A obra tem como objetivo oferecer mais segurança, conforto e fluidez para milhares de motoristas.

A expectativa é que a nova infraestrutura beneficie diretamente mais de 825 mil habitantes da Capital e da região metropolitana. A nova estrutura, com suas seis faixas de rolamento, promete agilizar o acesso de bairros como Água Fria e José Américo para quem sai do bairro Cristo Redentor, passando por baixo do viaduto.

Para quem trafega pela BR-230, o fluxo seguirá livre, o que deve reduzir congestionamentos e minimizar riscos de acidentes. A obra também trará benefícios para mais de 85 mil moradores da Zona Sul da Capital, além de otimizar o deslocamento para pontos estratégicos como o Estádio Almeidão, o Centro Administrativo Municipal, a Central de Abastecimento (Ceasa) e a sede da Polícia Rodoviária Federal.

Embora a entrega do viaduto esteja confirmada, as obras complementares nas vias marginais da BR-230, incluindo a Rua Diógenes Chianca, estão previstas para seguir até o final do ano, indicando a continuidade dos trabalhos na região.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Fim de Ano em Alerta: Hospital de Trauma de JP registra AUMENTO de queimaduras! 🚨

Hospital de Trauma de João Pessoa emite alerta para aumento de acidentes…

Médico condenado por estupro de vulnerável obtém prisão domiciliar na Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar a médico condenado por estupro de vulnerável A…

Cagepa convoca 3 aprovados em concurso para contratação; veja prazos e documentos

Cagepa convoca candidatos aprovados em concurso para apresentação de documentos e contratação…