Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) reprovou as contas de 2024 da Câmara Municipal de Zabelê, localizada no Cariri paraibano. A decisão, tomada em reunião na manhã desta quinta-feira (27), aponta para **despesas excessivas**, com destaque para compras de produtos de higiene e limpeza.
Em decorrência da reprovação das contas, o TCE-PB impôs uma **cobrança de débito no valor de R$ 39,9 mil** ao então presidente da Câmara de Zabelê, **Vandelândio Silva Monteiro**. Ele tem a possibilidade de recorrer da decisão e apresentar esclarecimentos sobre as despesas na fase recursal.
Segundo o Tribunal de Contas, as despesas que levantaram questionamentos incluem a aquisição de quantidades expressivas de itens de limpeza. Foram apontadas pelo órgão: 473 unidades de amaciantes de roupa, 204 de desodorizadores de ambiente, 439 de detergente em pó, 422 de limpador de piso, 473 de limpador multiuso, 235 de inseticidas e 324 pacotes de papel higiênico.
A 1ª Câmara do TCE-PB é composta pelos conselheiros Antônio Gomes Vieira Filho, que atua como presidente, Nominando Diniz e Renato Sérgio Santiago Melo, que é conselheiro substituto em exercício. Nesta sessão específica, o quórum foi completado pelo conselheiro substituto Marcus Vinicius Carvalho Farias. O Ministério Público de Contas esteve representado pela subprocuradora geral Isabella Barbosa Marinho Falcão. As sessões de julgamento, tanto presenciais quanto remotas, são transmitidas pelo canal TV TCE-PB no YouTube.