polícia civil da paraíba apreende 7 cartões, investiga fraudes com cartões de idosos

Polícia Civil da Paraíba apreende 7 cartões, investiga fraudes com cartões de idosos

Delegacia de Pocinhos e GTE de Esperança cumpriram mandado e apreenderam sete cartões de idosos

A Polícia Civil da Paraíba investiga um homem suspeito de reter cartões de idosos e realizar empréstimos fraudulentos em nome de terceiros. Nessa quinta-feira, 27 de novembro, equipes da Delegacia de Pocinhos e do Grupo Tático Especial (GTE) de Esperança efetuaram a apreensão de cartões e outros materiais durante a operação.

Apreensão e objetos encontrados

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, solicitado à justiça pela PCPB, os agentes apreenderam sete cartões que estavam com o investigado. Além dos cartões, foram apreendidos uma quantia em dinheiro, uma maquineta de empréstimos e aparelhos telefônicos, elementos que, segundo a polícia, podem comprovar a prática de empréstimos feitos de forma indevida em nome de idosos.

Os materiais serão analisados pela perícia e pelos investigadores, para identificar operações bancárias, contatos e movimentações relacionadas às suspeitas. A apreensão do equipamento usado para liberar empréstimos é considerada peça-chave para a elucidação do caso.

Imputação e base legal

O investigado foi autuado pelos crimes do Arts. 102 e Art.104, da Lei nº10.741/03 (Estatuto do idoso), conforme informou a polícia. As qualificações dizem respeito à apropriação indevida e à exposição de idosos a situações de risco financeiro, e podem resultar em medidas penais dependendo das provas que a investigação reunir.

A ação integra um trabalho mais amplo da Polícia Civil da Paraíba, que segue aprofundando os levantamentos para o esclarecimento total dos fatos. A corporação afirmou, em nota, a linha de atuação que tem guiado a operação, com foco em proteger pessoas em vulnerabilidade.

Próximos passos da investigação

As equipes responsáveis devem ouvir testemunhas, analisar os aparelhos apreendidos e solicitar extratos e registros bancários às instituições financeiras. O objetivo é mapear a extensão das fraudes, identificar vítimas e verificar se há envolvimento de outras pessoas.

Em nota de encerramento, a corporação reafirmou seu compromisso com a proteção dos idosos, utilizando as palavras da instituição: Polícia Civil da Paraíba – Investigar e Proteger. A polícia pede que qualquer pessoa com informações sobre golpes envolvendo cartões de idosos procure a Delegacia de Pocinhos ou comunique-se com as autoridades locais.

Deixe uma resposta