Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124


Em declaração recente, o governador da Paraíba, João Azevêdo, expressou preocupação com o que ele percebe como um **esquecimento das questões urbanas** de João Pessoa. A crítica surge em um momento em que a cidade tem recebido investimentos em infraestrutura, como a entrega do Viaduto Luciano Agra, em Água Fria. Segundo Azevêdo, falta uma discussão mais aprofundada sobre os rumos e as necessidades da capital.
Durante entrevista ao programa “Conversa com o Governador”, transmitido pela Rádio Tabajara FM, João Azevêdo fez uma **comparação com a gestão do ex-prefeito Luciano Agra**, que dá nome ao novo viaduto. O governador relembrou que, na época de Agra, havia um debate mais ativo sobre as particularidades e os desafios urbanos da cidade.
“Na época de Luciano Agra se discutia as questões urbanas da cidade. Hoje, está um pouco esquecida as questões urbanas, as políticas e grandes temas da cidade, acho que está faltando discussão sobre isso, principalmente ao que se refere a mobilidade, um conjunto de fatores”, afirmou o governador. A declaração sugere que, apesar de obras pontuais, a **visão estratégica para o desenvolvimento urbano** de João Pessoa estaria deficiente.
Apesar de elogiar a inauguração do Viaduto Luciano Agra, que ele mesmo descreveu como tendo “resolvido o maior problema de mobilidade urbana de João Pessoa”, Azevêdo parece indicar que a infraestrutura isolada não substitui a necessidade de um **planejamento urbano abrangente**. A falta de diálogo sobre temas como mobilidade, saneamento, habitação e áreas verdes são pontos cruciais que, segundo o governador, precisam ser retomados com urgência para garantir um futuro mais sustentável e qualificado para os cidadãos pessoenses.
A fala do governador João Azevêdo levanta um debate importante sobre a **importância da discussão urbana contínua e qualificada** para o desenvolvimento de qualquer metrópole. A ausência de debates sobre “grandes temas da cidade” pode levar a um crescimento desordenado e à perpetuação de problemas que afetam diretamente a qualidade de vida da população. A sugestão é que, além das obras, é fundamental que gestores e sociedade civil promovam um diálogo constante sobre o presente e o futuro de João Pessoa.