Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124


O caso da leoa Leona, mantida no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, ganhou um novo desdobramento nesta terça-feira, 2 de dezembro. Um instituto protecionista entrou com uma ação civil pública na Justiça para assegurar a integridade física e psicológica do animal, além de comprovar a legalidade de sua permanência no local conhecido como “a Bica”.
O professor Francisco José Garcia, do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), detalhou a iniciativa em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM. Segundo ele, a ação movida pelo instituto **SOS Animais** visa impedir que a leoa seja submetida a qualquer tipo de eutanásia e garantir que sua permanência no parque esteja em conformidade com a lei.
Em regime de tutela antecipada antecedente, uma espécie de pedido liminar, o instituto busca a **comprovação de toda a legalidade da permanência da leoa Leona na Bica**. O objetivo é garantir que o animal esteja recebendo todos os cuidados necessários e que sua presença no parque seja justificada legalmente.
A ação judicial também solicita o acesso ao **prontuário completo da leoa Leona**, desde o dia em que ela chegou ao parque. O acompanhamento médico veterinário detalhado é fundamental para atestar as condições de saúde e bem-estar do animal, e a sua apresentação é um dos pontos centrais do pedido judicial. A expectativa é que a Justiça analise o caso e determine as medidas cabíveis para assegurar a proteção da leoa.
Em atualização