golpe do falso corretor: pai e filho presos em campina grande por fraudes imobiliárias

Golpe do Falso Corretor: Pai e Filho Presos em Campina Grande por Fraudes Imobiliárias

Operação ‘De Pai para Filho’ prende pai e filho por estelionato em Campina Grande

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), com o apoio da Unintelpol/PCPB, deflagrou a **Operação ‘De Pai para Filho’** e efetuou a prisão de dois homens, pai e filho, de 46 e 25 anos, respectivamente. Os suspeitos são investigados por uma série de crimes de **estelionato** cometidos em Campina Grande, com atuação principal em negociações fraudulentas envolvendo imóveis e veículos.

Esquema de Falsos Corretores e Golpes Imobiliários

A modalidade mais frequente aplicada pela dupla consistia em anunciar a locação de imóveis nas redes sociais. Interessados eram solicitados a realizar o pagamento de um **’sinal’ ou caução**. No entanto, os imóveis anunciados **pertenciam a terceiros**, os quais não tinham qualquer conhecimento das negociações. As vítimas, após efetuarem o pagamento, **não recebiam as chaves** e, consequentemente, não conseguiam ocupar os locais, sofrendo o prejuízo financeiro.

O delegado João Joaldo explicou o modus operandi: “Só que esses imóveis pertencem a terceiros, que não tinham conhecimento dessas negociações. Então, as vítimas faziam o pagamento do valor exigido, mas não recebiam as chaves para ocupar os locais, ficando no prejuízo”. Essa prática configura o crime de **estelionato mediante fraude eletrônica**, que prevê pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa.

Fraudes na Venda e Revenda de Veículos

Além das fraudes imobiliárias, os investigados também aplicavam golpes na negociação de veículos. As vítimas entregavam seus carros e a documentação necessária para que os suspeitos realizassem a venda, troca ou financiamento. Posteriormente, os veículos eram **revendidos a terceiros** ou utilizados para obter crédito e financiamentos, sem o consentimento ou conhecimento dos verdadeiros donos. As vítimas, por sua vez, **permaneciam responsáveis pelos débitos** resultantes dessas transações, e os valores obtidos com as vendas **não eram repassados** aos proprietários originais.

A atuação da dupla é responsável por dezenas de golpes aplicados contra vítimas, especialmente aquelas residentes em Campina Grande. Os suspeitos também responderão pelo crime de **falsidade ideológica**, que possui pena de 1 a 5 anos de reclusão e multa.

Alerta do CRECI-PB e Proteção à Sociedade

Diante da crescente atuação de golpistas no mercado, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (CRECI-PB) emitiu um **alerta oficial** a todos os profissionais e empresas do setor imobiliário do estado. O aviso visa conscientizar sobre a ação de indivíduos que se passam por proprietários de imóveis com o intuito de enganar corretores e aplicar golpes durante processos de negociação.

A Polícia Civil da Paraíba reforça seu compromisso com a proteção dos interesses da sociedade e a segurança da população. A ação policial é um passo importante no combate a essas **fraudes imobiliárias** e na responsabilização dos criminosos.

Deixe uma resposta