enem 2025: gabaritos do 1º dia divulgados em belém, ananindeua e marituba. veja detalhes!

Enem 2025: Gabaritos do 1º dia divulgados em Belém, Ananindeua e Marituba. Veja detalhes!

Enem 2025: Gabaritos do 1º dia já disponíveis no Pará

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou os gabaritos referentes ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A divulgação abrange os estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará.

Recorde de Participantes no Pará

Um total expressivo de 95.784 inscritos participou do Enem nestes três municípios paraenses. Deste montante, 21.775 são concluintes do ensino médio. Belém lidera a lista de participantes, com 69.647 inscritos, seguida por Ananindeua, com 22.183, e Marituba, com 3.954.

Segundo Dia de Provas: Atenção aos Detalhes

No próximo domingo, dia 7, os estudantes enfrentarão o segundo e último dia de provas do Enem 2025. As avaliações contemplarão as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. É fundamental ficar atento aos horários:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da aplicação das provas: 13h30
  • Término da aplicação das provas: 18h30 (meia hora mais cedo que no primeiro dia).

É importante ressaltar que todos os horários seguem o horário oficial de Brasília (DF). Para os participantes com solicitações de tempo adicional aprovadas, o acréscimo será de 60 minutos em cada dia de prova. No caso da videoprova em Libras, o tempo extra será de 120 minutos.

Datas Diferenciadas: A COP30 em Foco

As datas específicas para a aplicação do Enem em Belém, Ananindeua e Marituba foram ajustadas devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) na capital paraense. A conferência ocorrerá no mesmo período da aplicação regular do exame em todo o país, o que motivou a necessidade de datas distintas para evitar conflitos logísticos.

Oportunidade de Reaplicação para Casos Específicos

O Inep abriu um canal para que os participantes inscritos e confirmados nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba que não puderam comparecer ao exame por motivos previstos no edital possam solicitar a reaplicação das provas. O prazo para realizar o pedido se inicia no dia 8 e se estende até as 12h do dia 12 de dezembro.

As solicitações serão avaliadas individualmente pelo Inep. Este recurso é destinado a casos como problemas logísticos que impediram o comparecimento ou a ocorrência de doenças infectocontagiosas. As provas de reaplicação estão agendadas para os dias 16 e 17 de dezembro.

Deixe uma resposta