Jair Bolsonaro internado em hospital de Brasília para cirurgia
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido na manhã desta quarta-feira (24) para o Hospital DF Star, em Brasília. A internação marca o início dos preparativos para a cirurgia de hérnia inguinal bilateral, que está agendada para a quinta-feira (25).
Operação autorizada pelo STF
A realização da cirurgia foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, na última terça-feira (23). Bolsonaro chegou ao hospital por volta das 9h30, onde passará por exames e procedimentos pré-operatórios.
Vigilância e segurança reforçadas
A transferência de Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal (PF) para o hospital foi escoltada pela própria PF. A corporação é responsável por toda a logística e segurança do ex-presidente durante sua estadia. De acordo com informações, a vigilância será 24 horas por dia, com a presença de, no mínimo, dois policiais federais na porta do quarto.
A Polícia Federal também determinou restrições quanto a objetos que podem ser levados ao encontro de Bolsonaro. Computadores, telefones celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos não serão permitidos. A única visita autorizada, em princípio, é a da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Pedidos para que os filhos Carlos e Flávio Bolsonaro pudessem acompanhar o pai foram negados, com a ressalva de que visitas adicionais dependerão de autorização judicial.
Procedimentos e alta hospitalar
A cirurgia, segundo apuração, deve ocorrer por volta das 8h da manhã de quinta-feira (25). Os detalhes sobre o tempo de recuperação e a previsão de alta hospitalar ainda não foram divulgados oficialmente. A expectativa é que, após a alta, Bolsonaro retorne ao estabelecimento prisional onde se encontra detido.
A situação de Bolsonaro tem gerado grande atenção midiática e pública, dada sua posição como ex-chefe de Estado e as circunstâncias de sua detenção. A internação para procedimento cirúrgico, embora rotineira em muitos casos, ganha contornos especiais devido ao contexto político e legal em que se insere.