João Pessoa impulsiona bem-estar com atividades físicas gratuitas
A Prefeitura de João Pessoa está promovendo um verdadeiro incentivo à qualidade de vida dos cidadãos através da oferta diária de atividades físicas gratuitas. O programa ‘Saúde em Movimento’ já colhe frutos expressivos, beneficiando mais de 5 mil pessoas em 33 polos espalhados pela capital. As atividades ocorrem em praças, unidades de saúde da família (USFs), centros de treinamento, no Centro Cultural de Mangabeira e em parques como o Parque Parahyba I, II e III, no bairro do Bessa, de segunda a sexta-feira, tanto pela manhã quanto à tarde.
Aumento da procura e os benefícios percebidos
Com a proximidade do fim do ano, o coordenador do programa, Nicolas Travassos, observa um aumento na adesão. “Muitos querem encerrar o ano cuidando da saúde e do bem-estar, e aproveitam as aulas do programa para manter uma rotina ativa antes das festas e do recesso”, afirma. Ele reforça a importância de manter o corpo em movimento para iniciar o novo ano com mais disposição e qualidade de vida.
Morgania Priscila, professora de Educação Física que atua na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, com cerca de 200 participantes, destaca as melhorias físicas e sociais. “A gente observa que as pessoas têm uma melhoria no condicionamento físico, na força muscular e no equilíbrio”, relata. Ela também ressalta que a socialização é um ponto forte: “Os alunos começam a fazer aula coletiva e ampliam o ciclo de amizade e essa socialização é muito importante, porque além da melhoria física, melhora o emocional, mental e social”.
Diversidade de atividades e resultados positivos
A programação das aulas é variada para atender às diferentes necessidades dos participantes. Erika Maia, também professora de Educação Física, explica a estrutura semanal: “Geralmente, nas segundas-feiras a gente faz localizada com bastão, nas terças fortalecimento muscular com pesinho, nas quartas aeróbica com arco, nas quintas treinamento funcional”. Ela convida a todos, destacando os benefícios que aparecem rapidamente, como “a redução da diabetes, incidência de doenças cardiovasculares, sistema respiratório e controle da pressão arterial, além de melhorias na autoestima”.
A aposentada Lena Dantas, que participa das aulas há cerca de um mês, compartilha sua satisfação: “Tenho me sentido ótima. Todas os dias fico ansiosa esperando chegar à tarde para vir pros treinos”. Cassandra Vidal, frequentadora há mais de um ano, sente que a prática mudou sua vida: “A prática da atividade aqui na praça melhorou muito minha qualidade de vida. Me sinto mais ativa, melhorou a resistência para me movimentar no dia a dia e também o meu sono”.
Academias de Saúde e o Centro de Treinamento Ivan Thomaz
O programa ‘Saúde em Movimento’ também integra as Academias de Saúde, ampliando a assistência preventiva. Irma Albuquerque, gerente de Atenção Básica da SMS, explica que esses espaços contam com equipamentos fixos e áreas para atividades externas. As Academias de Saúde funcionam em três unidades nos bairros Ernesto Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, e além de profissionais de Educação Física, contam com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
O Centro de Treinamento Ivan Thomaz, no bairro Valentina Figueiredo, atende aproximadamente 230 pessoas por dia. Clizaldo Maroja, diretor do Centro, destaca a alta procura e a lista de espera ativa pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, o que demonstra a força e a crescente busca por atividade física gratuita e orientada.
Informações para participação
A Prefeitura de João Pessoa oferece diversas opções para a prática de atividades físicas gratuitas. As Academias de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h, nos bairros Ernesto Geisel, Ernani Sátiro e Colinas do Sul. Para participar, basta comparecer portando o Cartão SUS e um documento pessoal com foto.
O Centro de Treinamento Ivan Thomaz, no Valentina Figueiredo, tem atividades de segunda a sexta-feira, com turmas pela manhã e tarde. As inscrições são feitas pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. O Programa Saúde em Movimento ocorre de segunda a sexta-feira, em horários específicos, e mais detalhes podem ser encontrados no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/saude%20em%20movimento/
Outras opções incluem a Academia ao Ar Livre na Orla da Praia de Cabo Branco, com acesso gratuito de segunda a sábado, e a Assessoria de Natação no Mar nas praias do Bessa e do Cabo Branco. Há também a Assessoria de Corrida em Cabo Branco, Bessa e Bancários.
O Centro Cultural de Mangabeira oferece atividades de segunda a sexta-feira e de segunda a quinta-feira em horários distintos. A programação de atividades de praças, coordenada pela Sejer, inclui treinos funcionais e de dança em diversos dias e horários, abrangendo diferentes bairros da cidade.