Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é detido no Paraguai após fugir do Brasil rompendo tornozeleira eletrônica

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso no Paraguai nesta sexta-feira (26). A detenção ocorreu enquanto ele tentava embarcar para El Salvador, utilizando um passaporte falso.

Vasques estava foragido desde a madrugada de Natal, após romper sua tornozeleira eletrônica. Ele cumpria prisão domiciliar em decorrência de sua condenação no âmbito da operação que investiga o Núcleo 2 da trama golpista, pela qual foi sentenciado a 24 anos e 6 meses de reclusão.

A fuga e a posterior prisão de Silvinei Vasques mobilizaram autoridades brasileiras e paraguaias. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já havia determinado a prisão preventiva do ex-diretor logo após a confirmação de sua fuga. Conforme informações da PF, a tornozeleira parou de emitir sinal por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (25).

Fuga planejada e captura no país vizinho

Agentes da PF foram ao apartamento de Vasques em São José (SC) e constataram sua ausência. Imagens de câmeras de segurança revelaram que o ex-diretor deixou o local por volta das 19h22 de quarta-feira (24), carregando bolsas em um carro e, inusitadamente, seu cachorro da raça Pitbull, além de ração e tapetes higiênicos.

Por volta das 20h de sexta-feira, a polícia paraguaia levou Silvinei Vasques até a Ponte da Amizade, na fronteira entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este. Lá, ele foi formalmente entregue a agentes da Polícia Federal.

Transferência para Brasília e desdobramentos

Nas próximas horas, espera-se que Silvinei Vasques seja transferido para Brasília, onde permanecerá à disposição da Justiça. A prisão marca um desfecho para a fuga do ex-diretor, que buscava evitar o cumprimento de sua pena.

A condenação de Vasques está ligada a sua atuação durante o período em que esteve à frente da PRF, em ações que teriam beneficiado a trama golpista. A decisão de fugir, rompendo a monitoração eletrônica, demonstra a tentativa de se evadir da justiça brasileira.

A utilização de um passaporte falso e a tentativa de deixar o país reforçam a gravidade da situação e os desdobramentos legais que se seguirão após sua chegada ao Brasil e sua apresentação à Polícia Federal.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Patos: Operação da Polícia Civil bloqueia R$ 5 milhões e prende líder de grupo criminoso

Operação da Polícia Civil em Patos-PB resulta em bloqueio de R$ 5…

DCCPAT prende reincidente por adulteração de sinal de identificação veicular, 12 anos

Polícia Civil cumpre mandado contra condenado por adulteração de sinal de identificação…

Tragédia em Gramame: Irmãos são executados a tiros dentro de casa

Dois irmãos foram mortos a tiros em um ataque chocante na madrugada…

Tragédia em Patos: Jovem de 15 anos morre após praticar ‘grau’ em moto

Jovem de 15 anos morre em grave acidente em Patos, Paraíba A…