A espera acabou para os torcedores paraibanos! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já definiu o calendário da Copa do Brasil de 2026, e os clubes do estado já sabem quando darão o pontapé inicial na competição. Botafogo-PB e Sousa, finalistas do Campeonato Paraibano de 2025, e o Serra Branca, garantido por meio de vaga herdada pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), já têm suas datas de estreia marcadas.

A Copa do Brasil 2026 promete ser ainda mais emocionante, com duas vagas diretas para a Copa Libertadores da América. O campeão garante um lugar na fase de grupos, enquanto o vice-campeão disputará a etapa preliminar, elevando o nível de competitividade do torneio.

O torneio nacional tem início previsto para o dia 18 de fevereiro e se estenderá até 6 de dezembro. As primeiras fases da Copa do Brasil, da 1ª à 4ª, serão disputadas em jogo único, aumentando a tensão e a imprevisibilidade de cada confronto.

As primeiras fases da Copa do Brasil 2026

A 1ª fase da Copa do Brasil 2026 acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro. Participarão desta etapa 28 clubes com o pior ranqueamento no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A federação também utilizará o ranking de federações para definir os confrontos, especialmente para equipes sem pontuação no ranking de clubes.

Os confrontos iniciais buscam equilibrar as forças, com os times melhor posicionados enfrentando os de federações com menor ranqueamento. Caso os representantes paraibanos não possuam pontuação, a FPF-PB indicará os clubes para cada partida. O mando de campo será decidido por sorteio.

A 2ª fase, marcada para os dias 25 e 26 de fevereiro, além de 4 e 5 de março, contará com a entrada de mais 74 equipes, que se somarão aos 14 classificados da etapa anterior. A definição do mando de campo nesta fase seguirá um chaveamento prévio estabelecido no regulamento.

Novidades e fases decisivas da Copa do Brasil

A partir da 3ª fase, com início em 11 e 12 de março, entram na disputa equipes de maior expressão, como Ponte Preta (campeã da Série C), Barra-SC (campeão da Série D), Paysandu (campeão da Copa Verde) e Confiança (vice-campeão da Copa do Nordeste). Os mandos de campo serão definidos por sorteio após a conclusão da 2ª fase.

A 4ª fase, agendada para 18 e 19 de março, reunirá os 24 classificados das etapas anteriores. Os confrontos e mandos de campo serão definidos também por sorteio, mantendo a expectativa sobre os duelos que se formarão.

A partir da 5ª fase, em 22 e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta), a Copa do Brasil ganha um novo patamar. Os 12 classificados se juntam aos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. A partir daqui, os jogos serão de ida e volta, com confrontos e mandos definidos por sorteio, dividindo os times em dois potes: os 16 melhores ranqueados contra os 16 piores.

As oitavas de final acontecem em 1º e 2 de agosto (ida) e 5 e 6 de agosto (volta), com confrontos e mandos definidos em sorteio, permitindo que qualquer um dos 16 clubes se enfrente. As quartas de final seguem o mesmo formato, nos dias 26 e 27 de agosto (ida) e 2 e 3 de setembro (volta).

As semifinais serão disputadas em 1º de novembro (ida) e 8 de novembro (volta), seguindo um chaveamento pré-definido. A grande final da Copa do Brasil 2026 ocorrerá em 6 de dezembro, em um jogo único, uma novidade histórica para o torneio desde sua criação em 1989. A CBF terá até 30 dias antes da partida para anunciar o estádio que sediará a decisão.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Gol Arretado de Pedro Igor do Treze é eleito o mais bonito da 1ª rodada do Campeonato Paraibano Pixbet 2026, confira o ranking!

Gol Arretado de Pedro Igor do Treze é eleito o mais bonito…

Hulk e Atlético-MG: Definição sobre futuro do atacante pode sair nesta terça-feira (6) após contraproposta

Novela Hulk: Atlético-MG aguarda resposta sobre futuro do atacante nesta terça-feira (6)…

Palmeiras desembarca em Lima com elenco completo, torcida presente e dúvidas médicas

Palmeiras chega a Lima com todo o elenco, apoio da torcida e…

Flamengo x Palmeiras: regras rígidas em Lima proíbem álcool, bandeiras e até cinto

Em Lima, torcedores do Flamengo x Palmeiras enfrentarão controle com tolerância zero…