O Rio de Janeiro se prepara para receber uma multidão de foliões e turistas neste Carnaval. Uma prévia da pesquisa de ocupação hoteleira na capital fluminense, divulgada pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), aponta que a média de ocupação para o período de 14 a 17 de fevereiro já alcança impressionantes 73,91%.
Regiões no topo da lista
As regiões turísticas mais procuradas e que registram as maiores taxas de ocupação durante os festejos de Momo, até o momento, são o Centro, com 83,74%, seguido por Ipanema/Leblon, com 81,10%. Outras áreas que também mostram alta procura incluem Leme/Copacabana (78,80%), Flamengo/Botafogo (78,30%) e Barra/Recreio/São Conrado (63,90%). Esses números indicam um forte interesse em vivenciar a atmosfera vibrante do Carnaval carioca.
Carnaval impulsiona turismo e economia
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, ressalta a importância do Carnaval para a cidade, destacando que, em comparação com o Réveillon, a festa popular proporciona um tempo de estadia maior para os visitantes. “Essa maior permanência resulta em hotéis cheios e bons resultados para a cadeia do turismo – bares, restaurantes e shoppings – com benefícios para a arrecadação da cidade”, afirmou Lopes. A afirmação reforça o impacto econômico positivo que o Carnaval tem para o Rio de Janeiro.
Crescimento de turistas internacionais
O presidente do HotéisRIO também lembrou do sucesso do Carnaval do ano passado, que atraiu quase 300 mil turistas internacionais para o Brasil, com uma expressiva maioria de argentinos (41,2%) que escolheram o Rio de Janeiro como seu destino principal. Para este ano, a expectativa é ainda mais animadora. “Este ano, a gente já prevê um crescimento de turistas internacionais da ordem de 18% e devemos repetir a ocupação hoteleira do ano passado, que ficou em 98,62%”, concluiu Alfredo Lopes. Esse otimismo sugere um Carnaval ainda mais movimentado e com forte presença estrangeira, consolidando o Rio de Janeiro como um destino global de festas e cultura.
A alta ocupação hoteleira é um termômetro claro do sucesso e da atratividade do Carnaval do Rio de Janeiro, um evento que transcende fronteiras e atrai pessoas de todo o mundo para celebrar a alegria e a cultura brasileira. A expectativa é que os números finais superem as projeções, confirmando a força do turismo na cidade. A ocupação hoteleira no Rio para o carnaval é um indicador chave do sucesso do evento.