Procon-JP Reforça Fiscalização de Combustíveis com Treinamento Avançado
A equipe de fiscalização do Procon de João Pessoa deu um passo importante para garantir a qualidade dos combustíveis comercializados na capital. Os fiscais participaram de um novo curso no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de aprimorar e ampliar seus conhecimentos sobre os procedimentos de coleta e análise de gasolina tipo C, etanol e óleo diesel. O treinamento incluiu aulas práticas, essenciais para a detecção de inconformidades.
Primeira Etapa e Parceria Estratégica
Esta não foi a primeira incursão da equipe na UFRN. No início de dezembro de 2025, os fiscais já haviam participado da primeira etapa de capacitação. A iniciativa visa monitorar de perto a qualidade dos combustíveis vendidos em João Pessoa. Divididos em duas turmas, os servidores participaram das atividades nos dias 15 e 16 de janeiro de 2026, consolidando o aprendizado.
O secretário do Procon-JP, Junior Pires, destacou o caráter institucional do curso, que também visa firmar uma parceria com a UFRN. “Desde a primeira visita, existe, ainda, o cunho institucional para formação de parceria, a exemplo do uso do Laboratório para analisar amostras colhidas em João Pessoa”, explicou Pires. Ele ressaltou a importância do laboratório, considerado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) como o terceiro melhor do país em análise de combustíveis. “Inclusive, já utilizamos o laboratório da UFRN para avaliar uma coleta após o primeiro treinamento”, acrescentou.
Análises Detalhadas e Certificação de Confiança
Durante os cursos, a equipe do Procon-JP teve a oportunidade de acompanhar de perto os processos de recebimento de amostras e os principais testes realizados. Entre eles, estão a análise de aspectos, cor, teor de etanol anidro, massa específica, teor de enxofre, presença de metanol, teor de biodiesel e ponto de fulgor. Esses procedimentos são cruciais para assegurar que os combustíveis, como a gasolina tipo C, o etanol e o diesel S10, estejam em conformidade com as normas.
A parceria com a UFRN traz uma “certificação de confiança”, como definiu Junior Pires. A disponibilidade de um laboratório de referência para testar a qualidade e a conformidade dos combustíveis é um ganho significativo para o consumidor pessoense. “Para efeitos práticos, a fiscalização recebeu não apenas a capacitação, mas, também, a disponibilização de equipamentos e da análise das amostras recolhidas pela nossa equipe de fiscalização”, complementou o secretário.
Atendimento ao Consumidor do Procon-JP
O Procon-JP mantém seus canais de atendimento abertos para a população. A sede está localizada na Avenida Pedro I, 382, Tambiá, funcionando das 8h às 17h, com distribuição de fichas entre 8h e 16h30.
Para mais informações e denúncias, os consumidores podem entrar em contato pelo telefone (83) 98665-0179, pelo WhatsApp de Transporte Público (83) 98873-9976, ou pelas redes sociais, através do Instagram @procon_jp. O site oficial procon.joaopessoa.pb.gov.br também oferece informações detalhadas.