Feriado de São Sebastião aquece o turismo no interior do Rio de Janeiro

O feriado de São Sebastião, celebrado em 20 de janeiro, tem se mostrado um importante motor para o turismo no interior do estado do Rio de Janeiro. Uma pesquisa recente divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) aponta uma média de 79,81% de ocupação hoteleira nesses destinos, evidenciando o sucesso das estratégias para atrair visitantes para além da capital.

Diversidade de atrativos no interior fluminense

Segundo José Domingo Bouzon, presidente da ABIH-RJ, o interior do estado oferece uma vasta gama de opções para todos os gostos. “O interior do estado tem muitas opções para os turistas, de cidades na serra a praias paradisíacas, aliadas a muita cultura e gastronomia de alta qualidade”, destacou Bouzon. Ele também ressaltou a qualidade e a diversidade da rede hoteleira disponível, que vai “desde pousadas a resorts de padrão internacional”. Essa variedade garante que diferentes perfis de viajantes encontrem acomodações adequadas às suas necessidades e orçamentos.

Regiões mais procuradas registram alta ocupação

A pesquisa da ABIH-RJ detalha os índices de ocupação em diversas regiões turísticas do estado, com destaque para Miguel Pereira, que lidera com 92,30%. Outros destinos com números expressivos incluem Arraial do Cabo (91,10%), Angra dos Reis (90,10%) e Paraty (83,50%). Armação dos Búzios (80,50%) e Nova Friburgo (79,80%) também figuram entre os mais buscados. A lista continua com Rio das Ostras (78,20%), Cabo Frio (77,80%), Macaé (75,30%), Petrópolis (74,40%), Barra do Piraí/Ipiabas (74,20%), Vassouras (74,10%), Valença/Conservatória (73,40%), Teresópolis (72,60%) e Itatiaia/Penedo (66,70%).

Estratégia de fomento ao turismo no interior é aprovada

Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), comemora os resultados e reforça que a estratégia de **fortalecer o turismo no interior** está no caminho certo. “Temos investido fortemente na divulgação dos destinos do interior, mostrando que o Rio de Janeiro vai muito além da capital”, afirmou Tutuca. Ele enfatizou que os índices de ocupação demonstram uma resposta positiva dos turistas, que estão **movimentando a economia local e gerando emprego e renda** nas regiões turísticas. Esse desempenho é um reflexo direto do trabalho contínuo de promoção turística realizado pela Setur-RJ e pela TurisRio, que têm intensificado ações de divulgação e valorização da diversidade de experiências oferecidas pelo estado.

Investimento em divulgação e diversificação de roteiros

A iniciativa de destacar as riquezas do interior do Rio de Janeiro, que englobam desde o charme histórico de cidades como Vassouras e Paraty, passando pela beleza natural de Angra dos Reis e Arraial do Cabo, até o clima ameno de Petrópolis e Nova Friburgo, tem surtido efeito. O investimento em divulgação e a promoção de roteiros que exploram a cultura, a gastronomia e as paisagens únicas de cada região são fundamentais para consolidar o interior como um destino turístico atrativo durante todo o ano, e não apenas em feriados específicos. A expectativa é que esse movimento continue impulsionando o desenvolvimento e a ocupação hoteleira em todo o estado.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Dólar: moeda fecha último pregão em alta

Resultado foi influenciado por dados otimistas da economia dos Estados Unidos

Região Nordeste lidera índice de atividade econômica do Brasil

O índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen) aponta que a economia nordestina avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024. O Ceará apresentou o maior crescimento no índice, sendo 4,4%, com avanço do comércio varejista (9,1%).

Ibovespa em alta de 1,26 % nesta segunda

Aos 120 mil pontos, índice é o melhor desde novembro

Reforma do IR: 73,5% dos professores da educação básica terão alívio financeiro em 2026

Professores da educação básica terão alívio financeiro com novas regras do Imposto…