Haddad revela conversas com Lula sobre eleições de 2026, mas reforça cautela
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira, 19, que iniciou um diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito das próximas eleições. Apesar de admitir as conversas, Haddad ressaltou que ainda não há um consenso definido entre eles sobre os planos futuros.
Diálogo pessoal e político entre Haddad e Lula
Questionado sobre a possibilidade de se candidatar em 2026, Haddad reiterou sua posição de não concorrer a nenhum cargo nas eleições deste ano. Ele destacou a relação pessoal e próxima que mantém com o presidente Lula, que transcende a esfera política.
“Comecei uma conversa com o presidente Lula, tenho uma relação pessoal com o presidente Lula e isso transborda a relação política. Falo isso em nome da minha família, é uma pessoa do nosso convívio e querido por todos nós”, declarou Haddad em entrevista ao portal UOL.
Retrospectiva e primeiras impressões sobre 2026
O ministro explicou que tem ouvido atentamente as considerações do presidente e que as conversas sobre o tema começaram na semana passada. Haddad compartilhou suas próprias perspectivas com Lula, aprofundando a discussão e relembrando sua trajetória política, especialmente após deixar a prefeitura de São Paulo.
“Tenho ouvido o presidente Lula e, obviamente, começamos a semana passada a conversar sobre isso. Levei às considerações dele as minhas colocações, aprofundando o tema com ele, fazendo uma retrospectiva do que foi todo meu percurso na política ao longo dos últimos anos, sobretudo depois que deixei a prefeitura de São Paulo”, acrescentou o ministro.
Conversa de amigos, com futuro em aberto
Fernando Haddad descreveu o encontro como uma conversa entre amigos e companheiros, que ainda pode se estender. Ele enfatizou que, durante este primeiro diálogo, nada foi concluído, mas mostrou otimismo quanto a um futuro acordo.
“Nós vamos chegar a um consenso logo mais”, afirmou Haddad, indicando que as definições sobre as eleições de 2026 ainda estão em andamento e dependem de futuras conversas com o presidente Lula.