Clientes da Will Financeira precisam ficar atentos a pagamentos e investimentos após liquidação decretada pelo Banco Central. Especialistas recomendam cautela e acompanhamento das comunicações oficiais para evitar transtornos.

A **liquidação extrajudicial** da Will Financeira, determinada pelo Banco Central nesta quarta-feira (21), gera dúvidas entre os clientes sobre como proceder. A empresa, ligada ao Banco Master, teve suas operações suspensas após não cumprir obrigações financeiras com a operadora de cartões Mastercard. Especialistas em mercado financeiro, como André Franco, oferecem orientações cruciais para que os clientes minimizem riscos e evitem problemas futuros.

Obrigações de pagamento continuam válidas

Uma das principais dúvidas é sobre a continuidade dos pagamentos de dívidas. André Franco esclarece que as **obrigações contratuais não são perdoadas** com a liquidação da financeira. Portanto, quem possui faturas de cartão de crédito ou outros débitos com a Will Financeira deve manter os pagamentos em dia. “A fatura do cartão de crédito não é perdoada, está registrado no sistema financeiro nacional. Então, o não pagamento vai causar inadimplência e você ter ali a sua conta colocada no Serasa e no SPC”, alerta Franco.

O especialista reforça a importância de honrar os compromissos para **evitar o registro de inadimplência** em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Manter o nome limpo é fundamental para a saúde financeira e para futuras negociações de crédito.

Investimentos e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

Para clientes que possuem dinheiro aplicado ou investido na Will Financeira, a situação exige paciência. Com a liquidação, as aplicações ficam congeladas até que um **liquidante seja nomeado** pelo Banco Central. Este profissional terá a tarefa de avaliar todo o patrimônio da empresa, incluindo o que ela possui e o que tem a receber, para então definir a forma de pagamento aos credores.

No caso de investimentos cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o risco para o cliente é significativamente menor. O FGC garante valores de até **R$ 250 mil por CPF ou CNPJ** para determinados produtos financeiros, incluindo a conta corrente. “O dinheiro em conta de investimento entra na garantia do FGC até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. Então, essa garantia se estende à conta-corrente que você também tem lá dentro”, explica Franco.

Entretanto, Franco ressalta que o principal risco, mesmo com a cobertura do FGC, pode ser a **demora no recebimento** dos valores. Produtos que não são cobertos pelo FGC, como alguns tipos de débitos e letras financeiras, podem representar um risco maior para o investidor. Nesses casos, o cliente precisará aguardar o desfecho do processo de liquidação.

Acompanhamento e comunicações oficiais

Diante do cenário, a recomendação geral é que os clientes da Will Financeira **acompanhem atentamente os comunicados oficiais** emitidos pelo Banco Central e pela própria empresa, através de seus canais de comunicação. Essas informações serão essenciais para entender os próximos passos do processo de liquidação e como os credores serão ressarcidos.

A liquidação extrajudicial significa que a empresa **deixa de operar no mercado**. A intervenção do Banco Central visa proteger os clientes e o sistema financeiro como um todo. A nomeação de um liquidante é um procedimento padrão para organizar a situação financeira da empresa e garantir o máximo de ressarcimento possível aos envolvidos.

A reportagem buscou contato com a Will Financeira para obter um posicionamento oficial, mas ainda não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Clientes com dúvidas podem buscar orientação jurídica ou consultar os canais de atendimento do Banco Central.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Dólar: moeda fecha último pregão em alta

Resultado foi influenciado por dados otimistas da economia dos Estados Unidos

Região Nordeste lidera índice de atividade econômica do Brasil

O índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen) aponta que a economia nordestina avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024. O Ceará apresentou o maior crescimento no índice, sendo 4,4%, com avanço do comércio varejista (9,1%).

Ibovespa em alta de 1,26 % nesta segunda

Aos 120 mil pontos, índice é o melhor desde novembro

Reforma do IR: 73,5% dos professores da educação básica terão alívio financeiro em 2026

Professores da educação básica terão alívio financeiro com novas regras do Imposto…