Praça Rio Branco recebe obras de infraestrutura e iluminação
A Praça Barão do Rio Branco, importante ponto de encontro cultural em João Pessoa, palco de eventos como o Sabadinho Bom e o Samba na Praça, foi alvo de significativas melhorias em sua infraestrutura e iluminação. As intervenções, realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a pedido da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), foram concluídas e prometem oferecer mais segurança, tranquilidade e conforto aos frequentadores e à população em geral.
A importância da manutenção para a cultura local
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, destacou a relevância da praça como um espaço de imersão na cultura pessoense. “A Praça Rio Branco se transformou em um ambiente de encontro do morador e do turista com a cultura de João Pessoa”, afirmou. Ele ressaltou que, ao notar pequenas avarias, foi solicitada à Seinfra a manutenção para garantir um ambiente mais seguro e agradável. “Agradeço muito à rapidez com que a Seinfra fez o serviço”, comentou Alves, elogiando a receptividade da equipe às ideias e a agilidade na execução das obras.
O diretor executivo da Funjope também enfatizou que as melhorias beneficiam não apenas o Sabadinho Bom, mas também outras importantes manifestações culturais, como o Carnaval. “Não apenas do Sabadinho Bom, mas também do próprio Carnaval, já que ali é um polo do bloco Cafuçu, dos Imprensados e de outros blocos do Centro Histórico”, acrescentou.
Detalhes das intervenções realizadas pela Seinfra
Otto Araujo, diretor de Conservação e Manutenção da Seinfra, detalhou os serviços executados. “Foram feitos reparos em todo o calçamento, incluindo tampas de inspeção, consertos de partes do piso intertravado e do meio-fio”, explicou. Os canteiros das árvores também foram revitalizados. “Foi feita a recuperação da infraestrutura da praça. Não é reforma, é apenas uma manutenção que foi solicitada pelo secretário Marcus Alves”, ressaltou Araujo.
Iluminação pública reforçada na Praça Rio Branco
No que diz respeito à iluminação, Joyce Alves, diretora de Iluminação Pública de João Pessoa, informou sobre as ações tomadas. “Realizamos a manutenção corretiva de pontos apagados na praça. Substituímos também uma parte dos cabos que não estavam lá, provavelmente furtados”, disse. A intervenção visa garantir a visibilidade e a segurança do espaço durante a noite.
Um pouco da história da Praça Barão do Rio Branco
A Praça Barão do Rio Branco, também conhecida como Praça do Chorinho, possui uma rica história, localizada no Centro Histórico de João Pessoa. Originalmente um largo entre os séculos XVI e XVII, a área era o centro administrativo da então Capitania Real da Parahyba. Naquela época, era chamada de Largo do Erário e abrigava importantes edificações como a Antiga Cadeia Pública, a Câmara, o mercado público, a repartição dos Correios e o Erário Público, além da casa do capitão-mor e o pelourinho.
Em 1924, o espaço ganhou a forma de praça com bancos e jardins. Ao longo do século XX, a praça consolidou sua relação com a cidade, fortalecendo seu caráter de lazer integrado ao cotidiano. A Praça Rio Branco mantém seu traçado urbano original e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).