O projeto Viva o Centro com Música apresenta nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, uma noite especial com o cantor Túlio Melo, que fará um tributo ao lendário Frank Sinatra. A apresentação, acompanhada pela Big Band Rubacão Jazz, terá início às 18h no Centro Cultural São Francisco (CCSF), localizado no Centro Histórico de João Pessoa.
O repertório promete encantar os presentes com clássicos imortalizados por Sinatra, como ‘My Way’, ‘New York, New York’, ‘Fly Me To The Moon’ e ‘Strangers In The Night’. Esta apresentação é parte integrante das ações do programa ‘Viva o Centro a Pé’, uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, realizada pelas Secretarias de Turismo (Setur) e de Ciência e Tecnologia (Secitec), em colaboração com a Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP).
Objetivo de revitalizar o Centro Histórico
A proposta do programa é fortalecer a ocupação cultural do Centro Histórico, promovendo a arte, a inovação e a valorização do patrimônio histórico da cidade. O evento é gratuito para todos os públicos, e o estacionamento para carros e motos é livre, com acesso pela parte de trás do CCSF, no bairro do Roger.
Trajetória de Túlio Melo
Natural de João Pessoa, Túlio Melo tem uma longa trajetória com a música desde a infância. Aos 15 anos, iniciou seus estudos na Escola de Música Antenor Navarro, dedicando-se ao piano erudito e técnica vocal. Em 2009, ingressou no curso de canto lírico na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No ano seguinte, destacou-se como finalista da Mostra Sesc de Música Paraibana na categoria intérprete.
Com mais de cinco anos de carreira profissional, Túlio Melo especializou-se em jazz e atua como consultor para diversos cantores paraibanos. Desde 2010, sua voz ecoa em navios de cruzeiro, encantando plateias em países como Alemanha, França, Espanha, Itália, Argentina e Portugal. Seu currículo também inclui participações em bandas bailes da capital paraibana e trabalhos na Galeria Produções Artísticas.
A Rubacão Jazz e seu repertório
O maestro Alexandre Magno, à frente da Big Band Rubacão Jazz, anunciou que a abertura da temporada seguirá a tradição de interpretar clássicos do jazz. O repertório incluirá composições de Gleen, um jazz mais recente com foco em solistas de trombone, a Música Paraibana do Maestro Vilor e obras do trombonista americano John Fedchock. Para o encerramento, a banda promete clássicos do frevo.
Mini-ópera ‘Os Feijões Mágicos’ na sexta-feira
A programação do Viva o Centro com Música continua na sexta-feira, 30 de fevereiro, com a apresentação da mini-ópera ‘Os Feijões Mágicos’, pelo grupo Curta Ópera PB. Com música e direção de Carlos Anísio e texto, dramaturgia e direção de produção de Valeska Picado, a obra é uma livre adaptação do conto ‘João e o Pé de Feijão’, ambientada no universo circense.
A montagem, que une música, teatro e performance, conta com cerca de quarenta profissionais envolvidos, entre músicos, intérpretes, cenógrafos, figurinistas e técnicos. O espetáculo é uma realização do Curta Ópera PB, Engenho Imaginário e Fazendo Arte, com a participação dos cantores líricos Izadora França, Leonardo Domingos e Klaiton D’Araújo, além de pianistas.
Conheça o Curta Ópera PB
O Curta Ópera PB é um grupo de canto lírico paraibano formado em 2024, a partir de apresentações no próprio Viva o Centro com Música. É composto pelos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D´Araújo e Paulo Brasil, acompanhados por dois pianistas selecionados a cada temporada. O grupo é liderado pelo professor e maestro Carlos Anísio, e suas apresentações ocorrem na nave central do CCSF, com um repertório focado em música de câmara.