Mãe de jovem atípico ressalta importância do trabalho social realizado pela Prefeitura no Vista Alegre

A vida de Ana Paula Nunes dos Santos mudou completamente após sua família se mudar para o Residencial Vista Alegre. Ela conta, emocionada, que seu filho, Willianderson Nunes, de 25 anos, um jovem atípico, apresentou uma notável evolução. “Meu filho evoluiu depois que nós passamos a morar no residencial. Hoje ele é outra pessoa, mais esperto e tranquilo, interage com as pessoas e nós somos muito mais felizes”, relata Ana Paula, destacando o acolhimento e o carinho recebidos pela equipe técnica e social da Secretaria de Habitação (Semhab).

Atividades que Promovem Inclusão e Qualidade de Vida

Willianderson é um dos participantes ativos da colônia de férias promovida pela Semhab. Nesta quinta-feira (29), ele, juntamente com outros 12 adolescentes e crianças, participou de uma animada oficina de Jiu-jitsu no Centro de Referência da Juventude, em Mangabeira. Esta iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Esportes, Juventude e Recreação (Sejer), faz parte da segunda semana de atividades da colônia de férias, que visa ocupar o tempo dos jovens durante o período de recesso escolar com atividades recreativas e esportivas.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, enfatiza o propósito da iniciativa: “A proposta da iniciativa é ocupar o tempo dos jovens com atividades recreativas e esportivas de forma didática e pedagógica”. Ela complementa, “A colônia é um sucesso e tem uma participação excelente dos jovens e um exemplo é Willianderson, um rapaz atípico que sempre participa de nossas atividades. Nós sentimos que estamos ajudando esse e outros jovens a superar suas limitações, fazendo com que ele se integre socialmente. Isso se chama inclusão social, mais qualidade de vida para todas essas pessoas”.

Uma Nova Visão de Mundo e Comunidade

Antes de residir no Vista Alegre, Willianderson era descrito por sua mãe como um garoto reservado, com poucos amigos. A mudança para o residencial e a participação nas atividades proporcionadas pela prefeitura transformaram sua perspectiva. “Morar no Vista Alegre foi muito bom pra mim e minha família. Eu agradeço muito ao prefeito Cícero Lucena e ao vice Leo Bezerra por tudo que eles têm feito por nós”, declara Ana Paula.

Ela relembra as dificuldades enfrentadas no passado ao lado do filho, mas hoje se sente fortalecida para apoiá-lo em suas superações. “Sinto-me realizada vendo Willianderson participar da colônia de férias e de outras atividades promovidas dentro do residencial”, afirma.

Reconhecimento do Trabalho Social da Prefeitura

Beto Pirulito, secretário executivo de Habitação, expressou gratidão pelo depoimento de Ana Paula, considerando-o um valioso reconhecimento ao trabalho social desenvolvido no Residencial Vista Alegre. “Esse é o nosso papel enquanto agentes públicos, fazer com que as pessoas tenham uma vida melhor, com pleno direito a cidadania e a dignidade. E é com essa finalidade que a nossa equipe técnica e social trabalha, promovendo a inclusão social e dando mais qualidade de vida para essas famílias, em particular para esses jovens que estão participando da nossa colônia de férias”, pontua.

Jiu-jitsu: Mais que uma Luta, uma Lição de Vida

O professor Lúciio Chalie Brown, faixa preta 5º grau de Jiu-jitsu, explicou o objetivo pedagógico e didático da oficina. “A oficina tem um objetivo pedagógico e didático – defesa pessoal, competição e arte marcial –, onde os jovens têm uma visão diferente do mundo e das relações humanas”. Ele compartilhou sua própria trajetória, de origem humilde a campeão mundial através do esporte, como inspiração para os jovens.

Berg Senna, da equipe técnica e social da Semhab, informou que a oficina de Jiu-jitsu foi a segunda atividade da colônia deste ano. “A primeira oficina foi mais recreativa, lúdica e dinâmica para fortalecer a relação entre os jovens e aconteceu na quadra do próprio residencial. Essas atividades fazem parte do programa Pós Ocupacional, que acompanha as famílias contempladas pelo Programa Habitacional do Município”.

Próximas Atividades da Colônia de Férias

A programação da colônia de férias continua animada. Na próxima semana, os jovens participarão de uma oficina de futsal no Ginásio Neuza Brandão, no bairro Bancários, onde terão a oportunidade de conhecer a modalidade esportiva e competir em um torneio. A Prefeitura reafirma seu compromisso em promover o desenvolvimento e a inclusão social através de atividades que beneficiam toda a comunidade.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Prefeitura de João Pessoa paga salário de fevereiro nesta quinta e sexta-feira

[ad_1] Dentro do mês Prefeitura de João Pessoa paga salário de fevereiro…

Procon-JP faz atendimento exclusivo para as mulheres com o Mutirão de Negociação de Dívidas

[ad_1] A consumidora que está em situação de endividamento pode ir se…

Concurso João Pessoa PB: 2 Mil Vagas na Saúde! Banca Organizadora Já em Definição e Edital Previsto para Maio de 2026

A tão aguardada seleção para a área da Saúde em João Pessoa,…

Sistema Tributário de João Pessoa: Fora do Ar para Atualização em 2026

Sistema Tributário de João Pessoa passará por atualizações importantes O Sistema Tributário…