Ocupação Hoteleira no Carnaval do Rio Atinge 83,70%
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber uma multidão de turistas neste Carnaval, com a **ocupação hoteleira** projetada em **83,70%** para o período de 14 a 17 de fevereiro. Este dado, divulgado pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), representa um **aumento significativo de 13,24%** em relação à primeira estimativa, que previa 73,91%.
Regiões Mais Procuradas para o Carnaval
As regiões mais cobiçadas pelos foliões que buscam hospedagem no Rio de Janeiro durante os dias de folia são o **Centro da cidade**, com **90,90%** de ocupação, seguido de perto pela área da **Glória a Botafogo**, que registra **88,40%**. **Ipanema/Leblon** aparecem em seguida com **87,50%**, e os tradicionais bairros de **Leme/Copacabana** com **85,80%**. A região da **Barra/Recreio/São Conrado** completa a lista, com uma projeção de **78,40%**.
Projeções para o Desfile das Campeãs de 2026
O HotéisRIO também divulgou uma primeira prévia para o período do Desfile das Campeãs do Carnaval de 2026, nos dias 20 e 21 de fevereiro. Para esta data, a média de ocupação hoteleira estimada é de **73,13%**. Curiosamente, para este evento futuro, observa-se uma inversão na preferência das regiões turísticas. **Leme/Copacabana** lideram a busca com **87,82%**, seguidos por **Ipanema/Leblon** com **85,29%**. A **Barra/Recreio/São Conrado** aparecem com **68,96%**, o **Centro** com **65,84%** e **Glória a Botafogo** com **64,15%**.
Presença Forte de Turistas, Incluindo Argentinos
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, destacou que as pesquisas indicam uma **forte presença de turistas** no Rio de Janeiro durante o Carnaval, com uma parcela significativa de visitantes estrangeiros. Ele ressaltou, em especial, a presença de turistas **argentinos**, que são os principais visitantes internacionais e cuja vinda deve se estender por toda a folia momesca. “Por toda cidade escutamos diversos idiomas diferentes, com predomínio do sotaque portenho, pois os argentinos são os principais visitantes internacionais, o que deve se prolongar até a folia momesca”, afirmou Lopes.
A alta taxa de **ocupação hoteleira** reflete o **desejo dos turistas** em vivenciar a energia e a alegria do Carnaval carioca. A expectativa é de uma cidade vibrante, cheia de atrações e com uma atmosfera festiva contagiante para todos os visitantes que escolheram o Rio de Janeiro como destino.