Jofem 2026: Educadores de JP em dia de trocas e aprendizado
A 14ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), chega ao seu último dia nesta sexta-feira (30), consolidando-se como um **espaço potente de troca, escuta e construção coletiva**. O evento, que teve sua abertura oficial no dia anterior com a presença do prefeito Cícero Lucena no Teatro Pedra do Reino, reúne professores, gestores e especialistas das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.
Formação e Inspiração na Educação Infantil
A manhã de atividades começou no Espaço Gospel Valentina, com foco em práticas pedagógicas transformadoras na Educação Infantil. A secretária de Educação, Améca Castro, destacou a importância da Jofem, ressaltando o **envolvimento, compromisso e a vontade de fazer a educação avançar ainda mais**. Um dos temas centrais foi a literatura no cotidiano das crianças, desde bebês, buscando fortalecer práticas, valorizar saberes e inspirar transformações reais nas unidades de ensino.
No mesmo local, profissionais da Educação Infantil participaram de uma mesa redonda com relatos de experiências. Contaram com a participação da professora doutora Ana Luisa Nogueira de Amorim (UFPB), da professora Lia Raquel Sampaio (Sedec) e da professora Deizimar Alexandre da Silva (Sedec). A mediação foi conduzida pela professora mestre Luciana Pereira Santos (Sedec), com a participação de professores do Infantil 1, 2 e 3, além de supervisoras dos Ninhos do Saber.
Debates sobre Ensino Fundamental e Gestão Escolar
O evento também abordou os anos finais do ensino fundamental com a mesa redonda sobre ‘Práticas pedagógicas transformadoras nos anos finais do ensino fundamental: mediações didáticas com adolescentes’. Participaram a professora doutora Caroline Vieira de Souza (MEC/UFPI), a professora doutora Patrícia Fernanda Santos (Sedec) e a professora mestre Josefa Rejane Luiz Ferreira (Escola Municipal Major José de Barros Moreira). A mediação ficou a cargo da professora mestre Maria José Candido Barbosa (Sedec).
Outras atividades, como palestras, mesas redondas e minicursos, aconteceram em diversos locais da UFPB, incluindo o auditório do Centro de Tecnologia (CT), Cine Aruanda, auditório do Centro de Ciências da Saúde, auditório Centro de Ciências Jurídicas e auditório do Centro de Educação.
Educação Emocional na Gestão Escolar em Destaque
No auditório do Centro de Ciências da Saúde, gestores escolares e pedagogos debateram ‘Práticas pedagógicas transformadoras na gestão escolar: contribuições da Educação Emocional’. A mesa redonda contou com a participação dos professores doutores Elisa Gonsalves Poseibon e Fabrício Poseibon (UFPB), e da professora Maria José Lourenço Ramos (Secretaria de Educação de Queimadas). A mediação foi realizada pela professora doutora Clévia Suyene Carvalho (Degef/Sedec) e pela professora mestre Nilcione Maciel Lacerda Batista (Sedec).
A professora doutora Clévia Carvalho ressaltou que a Jofem deste ano tem um **foco especial na discussão da inclusão**, tratada sob o prisma do compromisso social, ético e pedagógico, em diálogo com a ciência e a realidade da prática educativa escolar. Ela enfatizou a **potência da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa**, refletida na força do evento.