Semob-JP realiza ação de conscientização sobre álcool e direção
Nesta sexta-feira, 30 de janeiro, marca o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito. Em alusão à data, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por meio da Divisão de Educação (Died), promove uma importante ação educativa na Rua Joaquim Avundano, popularmente conhecida como ‘Rua dos Sabores’, em Miramar.
Objetivo é reduzir acidentes graves
O principal objetivo da iniciativa é alertar os condutores de veículos sobre os **riscos iminentes de misturar álcool e direção**. A campanha visa, acima de tudo, **salvar vidas no trânsito**, um tema de extrema relevância para a segurança de todos.
A importância da conscientização
Gilmara Branquinho, chefe da Died, ressaltou a importância da data e das ações educativas. “Agora, o 30 de janeiro, torna-se um marco para chamar ainda mais a atenção das pessoas, em especial dos condutores de veículos, sobre os riscos de misturar álcool e direção. Portanto, estaremos hoje, em mais esta ação pela conscientização da população e, preservação de vidas”, declarou.
Ação educativa na ‘Rua dos Sabores’
A partir das 18h, a equipe de Educação para o Trânsito da Semob-JP estará presente na ‘Rua dos Sabores’. No local, os agentes estarão **orientando o público e distribuindo material educativo**. Além disso, os condutores de veículos serão convidados a participar de dinâmicas focadas nos perigos de dirigir sob efeito de álcool. A campanha enfatiza que **mesmo pequenas quantidades de álcool reduzem a atenção ao volante**, aumentando significativamente o risco de acidentes graves.
Consequências legais de dirigir alcoolizado
A preservação da vida é o foco principal, mas é fundamental lembrar das **severas consequências legais** para quem é flagrado dirigindo sob o efeito de álcool. A infração é considerada gravíssima, resultando em multa no valor de **R$ 2.934,70** e a **suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses**. Em casos mais graves, dependendo da concentração de álcool no sangue verificada pelo etilômetro ou pela presença de sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora, o condutor pode responder por **crime de trânsito**, podendo ser preso.