O Ministério da Saúde informou 225 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica no país, entre investigados e confirmados. Até o momento, 16 casos foram confirmados laboratorialmente, sendo 14 em São Paulo e 2 no Paraná. Outros 209 permanecem sob análise em diferentes estados.

As ocorrências foram notificadas em 13 estados. Bahia e Espírito Santo chegaram a notificar suspeitas, mas os casos foram descartados. Já o Ceará foi notificou o primeiro caso suspeito. O país contabiliza 15 registros de óbitos, dois confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação. 

Antídoto

O ministério iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, usado como antídoto no tratamento das vítimas. A primeira remessa contou com 580 ampolas para a cinco estados.

  • 240 para Pernambuco;
  • 100 para o Paraná;
  • 90 para a Bahia;
  • 90 para o Distrito Federal;
  • 60 para Mato Grosso do Sul.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou no sábado (4) a aquisição de mais de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, além das 4,3 mil unidades já entregues aos estoques do SUS e 2,5 mil unidades de fomepizol, outro antídoto utilizado em casos graves. A previsão é que os antídotos estejam disponíveis até o final da próxima semana

Projeto de lei em tramitação

Enquanto as ações de contenção avançam, a Câmara dos Deputados deve votar nos próximos dias o Projeto de Lei (PL 2307/07), que classifica como crime hediondo a adição, em bebidas e alimentos, de substâncias que representem risco à vida ou grave ameaça à saúde da população. A proposta prevê tornar o crime mais severo, com punições ampliadas para quem fabricar, vender ou distribuir bebidas adulteradas que coloquem em risco a saúde da população.

Com informações do Ministério da Saúde e Agência Câmara de Notícias.

Pixel Brasil 61

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Arboviroses: previsões do MS apontam incidência elevada de casos em 6 UFs para 2025

Modelagens preditivas apontam elevação de casos em estados como SP, RJ, ES, TO, MS e PR acima do observado em 2024. Pasta recomenda ações a gestores locais

Comer carboidratos à noite engorda?

Neste episódio, a Nutróloga Dra. Anna Carolina Pompermayer (CRM: 155.954/ SP) responde se comer carboidratos à noite engorda.

Doença de Crohn: entenda condição do jornalista Evaristo Costa

Síndrome inflamatória do trato intestinal é provocada pela desregulação do sistema imunológico

Prazo para municípios emitirem ordem de serviço do Novo PAC Saúde termina em 15 de outubro

Municípios aprovados na Seleção 2023 têm até 15 de outubro de 2025 para iniciar obras de unidades de saúde. Quem não publicar o edital de licitação corre risco de cancelamento da proposta