Projeto Quiosque Ambiental apresentado no Observatório do Clima, evento paralelo à COP30

O projeto Quiosque Ambiental, idealizado por alunos do Colégio Marista Pio X, de João Pessoa, foi apresentado na etapa nacional do Observatório do Clima, evento paralelo à COP30. A participação, que ocorreu durante a programação da conferência, marcou a presença da Paraíba entre iniciativas jovens voltadas à sustentabilidade.

Origem e envolvimento da comunidade

A ideia do Quiosque Ambiental nasceu a partir da observação dos impactos ambientais na orla da Praia da Penha, em João Pessoa. O professor Lucas Gambarim, orientador do projeto, explicou que a proposta começou com estudantes do 2º ano do ensino fundamental e, ao longo do tempo, passou a envolver turmas de todas as idades, até o ensino médio. As próprias crianças desenharam a proposta, após visitas à praia e conversas com moradores locais.

O quiosque foi pensado como um espaço comunitário fixo, coordenado pelo colégio, para promover ações educativas e práticas sustentáveis junto à população que frequenta a orla.

Atividades, parcerias e geração de renda

Entre as ações previstas pelo Quiosque Ambiental estão coleta seletiva, oficinas de reciclagem e campanhas de conscientização sobre o descarte correto de resíduos. Essas iniciativas, além de reduzir o impacto ambiental, têm o objetivo de beneficiar diretamente a comunidade local.

O projeto prevê também a geração de renda de forma sustentável, por meio de parcerias, como a firmada com o grupo Sereias da Penha, que integra moradores e frequentadores da praia nas iniciativas do quiosque.

Participação na COP30 e depoimentos dos estudantes

Na quarta-feira, dia 19, o professor Lucas Gambarim e os alunos Pedro Henrique Almeida e Sofia Jácome participaram do programa Com Você, apresentado por Fernanda Albuquerque, na TH+ SBT Tambaú, para relatar a experiência de representar a Paraíba na capital paraense.

Para Pedro Henrique, da 1ª série do ensino médio, a apresentação na COP30 foi marcante. “Foi uma experiência única e muito enriquecedora. Porque a nossa juventude está, pela primeira vez, começando a pensar nesses temas como sustentabilidade, ecologia, e que são tão importantes para o futuro da nossa casa comum”, declarou o estudante.

Sofia, da 2ª série do ensino médio, ressaltou a importância de levar a voz dos jovens aos fóruns ambientais. “A juventude tem que vir forte nessa parte ecológica, até porque nosso planeta é o futuro. Ecologia é o futuro”, pontuou.

Próximos passos para a instalação

Com a validação do projeto no Observatório do Clima, a expectativa agora é apresentar o Quiosque Ambiental às autoridades civis da Paraíba, para viabilizar a instalação do equipamento na própria Praia da Penha, conforme explicou o orientador. A iniciativa avança de encontro à necessidade de soluções locais e participativas para problemas ambientais urbanos.

O relato dos estudantes e a proposta do quiosque reforçam a importância de envolver a comunidade escolar em ações práticas de sustentabilidade, e mostram que, com apoio e parcerias, projetos escolares podem virar políticas públicas e iniciativas replicáveis em outras praias e cidades.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Fim de Ano em Alerta: Hospital de Trauma de JP registra AUMENTO de queimaduras! 🚨

Hospital de Trauma de João Pessoa emite alerta para aumento de acidentes…

Médico condenado por estupro de vulnerável obtém prisão domiciliar na Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar a médico condenado por estupro de vulnerável A…

Cagepa convoca 3 aprovados em concurso para contratação; veja prazos e documentos

Cagepa convoca candidatos aprovados em concurso para apresentação de documentos e contratação…