PIRATARIA em foco, Polícia Civil e Sefaz apreendem acessórios Honda em Campina
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Campina Grande, e a Secretaria da Fazenda do Estado, deflagraram, na quarta-feira, 19 de novembro, a Operação Soichiro, que apura denúncias de comercialização de produtos contrafeitos e sonegação fiscal em um estabelecimento no bairro da Liberdade.
Segundo as investigações preliminares, o comércio mantinha em estoque e colocava à venda acessórios automotivos com indícios de falsificação, muitos deles indevidamente assinalados com as marcas da Honda. Entre os itens apreendidos, havia dezenas de capas de airbag com emblema da marca, que foram recolhidas para perícia.
Prisões e medidas
Dupla foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. Os responsáveis pelo estabelecimento responderão ao inquérito que apura a prática de crimes relacionados à PIRATARIA e à sonegação fiscal, enquanto as autoridades fiscais analisam possíveis irregularidades tributárias.
Provas e perícia
Os produtos apreendidos seguem para exames periciais, que deverão confirmar se os acessórios são contrafeitos e se houve uso indevido de marcas registradas. A análise técnica é essencial para embasar as medidas administrativas e penais, e para comprovar a escala da comercialização de itens falsos.
Impacto econômico
Segundo Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP), em 2024 o comércio ilegal – incluindo os produtos contrafeitos – alcançou uma perda no mercado nacional estimada de R$ 468 bilhões de reais. A estatística reforça a dimensão do problema da PIRATARIA no país, tanto para a indústria formal, quanto para a arrecadação tributária e a segurança do consumidor.
Nome da operação e contexto
Operação Soichiro recebeu esse nome em referência ao fundador da Honda. O termo que inspirou a operação faz referência a Soichiro Honda, engenheiro japonês que fundou a Honda Motor. A ação integra esforços de investigação e fiscalização, e tem o objetivo de desarticular pontos de venda de produtos contrafeitos e coibir a sonegação.
A atuação conjunta da Polícia Civil e da Sefaz reforça a prioridade em combater práticas que lesam a economia formal e colocam em risco a segurança automotiva, pois componentes falsificados podem comprometer sistemas de segurança veicular.
As investigações continuam, com a expectativa de novas perícias e de possíveis desdobramentos, entre apreensões adicionais e encaminhamentos judiciais, enquanto as autoridades trabalham para identificar toda a cadeia de produção e distribuição desses produtos relacionados à PIRATARIA.
Polícia Civil da Paraíba – Investigar e Proteger