João Azevêdo reforça valorização das Forças de Segurança, com investimentos em tecnologia, estrutura e pessoas

O Governo da Paraíba deu início à aula inaugural da segunda turma do curso de formação de soldados da Polícia Militar, com 601 concursados aprovados. A cerimônia ocorreu na terça-feira, 25, no Centro de Convenções de João Pessoa, e marca o começo de um ciclo de formação que soma 2.145 horas-aula distribuídas em 59 disciplinas.

Investimento em pessoas e estrutura

Durante a solenidade, o governador João Azevêdo disse que os investimentos em Segurança Pública no estado já apresentam resultados em níveis regional e nacional, e que o foco tem sido tanto em equipamentos quanto em profissionais. Em suas palavras, “A Polícia que os alunos do curso de formação passarão a integrar é uma das melhores do país e isso é fruto dos investimentos que fazemos em tecnologia, estrutura, armamentos, equipamentos e viaturas, mas, acima de tudo, em pessoas. Porque não adianta uma estrutura bonita se não tem um profissional comprometido para operá-la. É por isso que a nossa gestão não tem medido esforços para assegurar a valorização profissional e salarial de quem tem a grande missão de proteger a sociedade”, frisou.

O discurso reforça a ênfase do governo na valorização das Forças de Segurança, que passa por modernização, compra de viaturas, armamentos e também por políticas de carreira e remuneração.

Capacidade fiscal e planejamento do concurso

O vice-governador Lucas Ribeiro relacionou a realização do concurso público com a saúde fiscal do estado. Segundo ele, “Para se fazer um concurso é preciso ter planejamento financeiro para absorver a nova demanda de servidores e a Paraíba tem essa capacidade porque somos rating A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional. Nós contamos hoje com Centros Integrados de Comando e Controle, investimentos em armamentos, equipamentos para fortalecer o combate ao crime, valorização de carreiras porque quando temos uma polícia forte, a sociedade está segura”, disse.

A fala destaca que a valorização das Forças de Segurança também depende de planejamento orçamentário, garantindo custos de formação e absorção dos novos servidores na folha.

Formação, remuneração e atuação

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, reforçou que a chegada de novos servidores fortalece a segurança pública. Ele afirmou, “Essa é uma das principais ações que o estado faz em matéria de investimento e o retorno é muito significativo. Temos grandes investimentos em tecnologia, estrutura em todas as Forças de Segurança, dentre tantas outras ações, mas o investimento em recursos humanos é fundamental porque nenhuma estrutura física se sustenta sem as pessoas e os concursos públicos que o governador João Azevêdo tem autorizado demonstra o compromisso com a Segurança Pública e com a sociedade”, sustentou.

O curso será realizado em João Pessoa, com turmas também nos núcleos de formação de Campina Grande, Sumé, Esperança, Guarabira, Solânea, Patos, Sousa e Cajazeiras. Durante a formação, os alunos recebem bolsa equivalente a um salário mínimo e auxílio-alimentação.

Preparação para operação de verão e presença de autoridades

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, explicou que os alunos já deverão atuar nas ruas em período de estágio, com previsão de integração à Operação Verão. “Os alunos que iniciam o curso de formação serão soldados no próximo ano, mas eles já estão se preparando para os estágios e, provavelmente, serão integrados à Operação Verão. Nós sabemos que a cidade de João Pessoa está lotada de turistas, principalmente nesse período, e teremos um grande reforço na estrutura da Segurança Pública da Paraíba”, disse.

A solenidade contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Jutay Meneses, o secretário da Administração Penitenciária João Alves, o secretário chefe de Governo Roberto Paulino, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros coronel Marcelo Araújo, o subcomandante-geral da Polícia Militar coronel Ronildo Souza, e o secretário adjunto da Administração Penitenciária João Paulo Barros.

Ao reforçar a valorização das Forças de Segurança, o governo estadual sinaliza continuidade nas políticas de investimento em tecnologia, estrutura e, especialmente, em recursos humanos, com a meta de melhorar a resposta policial e a segurança da população durante períodos de maior circulação, como o verão.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Fim de Ano em Alerta: Hospital de Trauma de JP registra AUMENTO de queimaduras! 🚨

Hospital de Trauma de João Pessoa emite alerta para aumento de acidentes…

Médico condenado por estupro de vulnerável obtém prisão domiciliar na Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar a médico condenado por estupro de vulnerável A…

Cagepa convoca 3 aprovados em concurso para contratação; veja prazos e documentos

Cagepa convoca candidatos aprovados em concurso para apresentação de documentos e contratação…