Entrega do Viaduto Luciano Agra deve reduzir congestionamentos e transformar a mobilidade de JP
O governador João Azevêdo entregou nesta quarta-feira, 26, a parte inferior do Viaduto Luciano Agra, na BR-230, liberando o tráfego na interseção das Avenidas Ranieri Mazilli e Manoel Lopes de Carvalho, em João Pessoa. O valor total da obra foi de R$ 50,4 milhões de recursos próprios do estado, e os serviços incluem 700 metros de extensão do Viaduto na BR-230 e 1.500 metros de extensão das vias marginais e rotatórias.
Obra, investimento e objetivo
Segundo o governo, a intervenção visa melhorar a circulação entre bairros, ordenar o tráfego na região e elevar a qualidade de vida da população. A entrega da etapa inferior do Viaduto Luciano Agra integra uma série de obras de mobilidade em João Pessoa, financiadas com recursos estaduais, que prometem diminuir o tempo de deslocamento e desafogar pontos de congestionamento.
O governador destacou o impacto esperado no trânsito local ao afirmar, “Essa obra vai resolver definitivamente um problema que tínhamos nessa região, pois, a partir de hoje, o motorista vai passar por debaixo do viaduto sem a necessidade de acessar a BR para poder chegar do outro lado. João Pessoa ganha mais uma etapa importante das obras de mobilidade, considerando as diversas ações que o Governo do Estado está fazendo”.
Impacto prático no tráfego
Com a parte inferior liberada, motoristas que trafegam pela Avenida Presidente Ranieri Mazzilli, saindo do Cristo Redentor, poderão virar à direita na Rua Diógenes Chianca para acessar a BR-230 sem entrar na pista principal. Haverá ainda fluxo direto pelas rotatórias com opções para a Rua Manoel Lopes de Carvalho e a Avenida Hilton Souto Maior, além da possibilidade de retorno pela própria Ranieri Mazzilli.
A obra muda também o sentido de algumas vias; a Rua Dr. Manoel Lopes de Carvalho passará a ter apenas um sentido, no sentido Valentina, e o bloqueio no acesso à Rua Diógenes Chianca na rotatória do Supermercado Assaí permanecerá. Motoristas vindos da BR-230, sentido Cabedelo, deverão acessar a Rua Diógenes Chianca na entrada logo após a portaria do Centro Administrativo Municipal, conforme o desenho viário implantado.
Repercussão entre autoridades
O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou a melhoria na qualidade de vida que a obra deve gerar, ao afirmar, “Uma ação como essa melhora a qualidade de vida das pessoas. Elas terão menos tempo no deslocamento entre casa e trabalho, e o resultado disso é mais tempo de qualidade no dia a dia. É qualidade de vida para o cidadão, para quem transita por João Pessoa e também pela Região Metropolitana, que também será impactada. É uma obra muito importante, mais uma das grandes obras de mobilidade urbana que estamos realizando em João Pessoa”.
O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, comemorou a entrega e contextualizou a intervenção como parte de um esforço maior para aliviar pontos de congestionamento: “Hoje foi mais um dia de alegria para o governador João Azevêdo e toda equipe de governo porque entregamos uma obra tão importante para a mobilidade urbana de João Pessoa. Essa obra se junta a tantas outras que já foram entregues e ela liga toda a região do Cristo, do Centro da cidade a Zona Sul, nas áreas de Água Fria, Valentina, Mangabeira. Era um ponto de congestionamento permanente todos os dias em horários de pico e essa intervenção é uma antecipação da triplicação da BR, com três faixas em cada sentido, além da parte inferior”.
O superintendente do DER-PB, Carlos Pereira, também destacou a abrangência da intervenção ao afirmar, “Essa é mais uma obra de mobilidade urbana que o Governo do Estado entrega para João Pessoa. Essa parte liberada hoje interliga o José Américo, Geisel e por aqui vão circular milhares de veículos, reduzindo cada vez mais o tempo que as pessoas usam para ir para casa ou trabalho”.
O que muda para o dia a dia
Na prática, a conclusão desta etapa do Viaduto Luciano Agra tende a reduzir engarrafamentos nos horários de pico, principalmente no entroncamento entre bairros importantes da cidade. A nova ligação direta evita que condutores precisem acessar a pista principal da BR-230 para fazer travessias locais, simplificando o fluxo e reduzindo conflitos entre veículos.
Além disso, a obra foi pensada como parte de um projeto maior de mobilidade em João Pessoa, que inclui outras ligações entre bairros e viadutos em pontos estratégicos, como as interligações entre Altiplano, Bancários, Valentina, Mangabeira e a PB-008, ações que, em conjunto, prometem transformar a mobilidade de JP nos próximos anos.
A primeira etapa do Viaduto Luciano Agra já havia sido entregue em 30 de abril deste ano, e com a liberação da parte inferior nesta etapa, a expectativa é de que a cidade sinta efeitos práticos no trânsito em curto prazo.
Estiveram presentes na entrega, além do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro, deputados estaduais, vereadores e auxiliares da gestão estadual, entre eles Nonato Bandeira e João Alves.