Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124


Um projeto audacioso e com grande potencial para o meio ambiente brasileiro está entre os 10 finalistas do **Solve for Tomorrow Brasil**, programa de Cidadania Corporativa da Samsung. O **Apollo SPX**, desenvolvido por estudantes de uma escola pública de Cuité, no Curimataú da Paraíba, promete revolucionar o **reflorestamento da Caatinga** e apoiar a agricultura em áreas de difícil acesso.
Cinco alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, criaram o foguete **Apollo SPX** com o objetivo principal de distribuir sementes pelo solo. O projeto foi selecionado para a etapa final do prêmio, que reconhece iniciativas inovadoras desenvolvidas por jovens.
O foguete é uma solução engenhosa para um dos maiores desafios ambientais do Brasil, o **desmatamento**. A ideia é que ele possa alcançar áreas remotas e de difícil acesso, dispersando sementes e contribuindo para a recuperação de biomas como a Caatinga, que sofre com a degradação.
O protótipo do **Apollo SPX** é construído com tecnologia de ponta e foco na sustentabilidade. O motor do foguete é impresso em 3D utilizando resina de fibra de vidro, o que garante maior resistência e durabilidade. Além disso, o foguete conta com uma coifa equipada com um paraquedas, controlado por Arduino, que se abre após o lançamento, garantindo um pouso seguro.
A professora Priscila da Silva Santos, orientadora do projeto, explica que a reutilização do foguete é um de seus grandes diferenciais. “É um foguete de **reflorestamento reutilizável**. No corpo é onde ficam as sementes, que são envolvidas com argila e água para aderir ao solo quando são dispersadas. O diferencial de ser reutilizável é a economia, já que, depois de construído, o foguete exige apenas a reposição de combustível e das sementes”, detalha.
Helvio Kanamaru, diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, destacou o detalhismo e a inteligência do projeto. “A criação do projeto Apollo SPX envolve detalhes minuciosos, como a altura a ser alcançada e a área de dispersão que esse foguete consegue cobrir sem usar muito combustível nos lançamentos. Isso mostra o **comprometimento desses jovens alunos** com seu bioma local e com o meio ambiente, bem como sua criatividade para combater o desmatamento de forma inteligente e eficaz”, afirmou.
Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, ressaltou a importância da educação científica conectada com problemas reais. “O projeto Apollo SPX é um exemplo de como a educação científica, quando conectada com problemas reais das comunidades, mobiliza competências múltiplas dos estudantes, passando pela aplicação de conhecimentos e pelo senso de responsabilidade e pertencimento”, disse.
Até a próxima sexta-feira (28), o público pode votar no site do **Solve for Tomorrow Brasil** para escolher o projeto favorito do júri popular. O resultado final será revelado em uma cerimônia em São Paulo na próxima terça-feira (02). A equipe de Cuité espera contar com o apoio de todos para levar o **Apollo SPX** à vitória e impulsionar o reflorestamento da Caatinga.
A professora Priscila expressa a emoção e o orgulho dos alunos e suas famílias. “É uma experiência que nos faz acreditar em nós mesmos. As famílias desses alunos vieram até a Escola receber um certificado de semifinalistas, e logo tivemos a alegria de saber que estamos na final, entre os 10 melhores. A Samsung tem nos dado essa oportunidade de sair do interior da Paraíba e apresentar o projeto para todo o País”, conclui a educadora, vislumbrando um futuro mais verde para o bioma.