cida ramos: pt dialoga com cícero e lucas, mas alianças em 2026 são incertas

Cida Ramos: PT dialoga com Cícero e Lucas, mas alianças em 2026 são incertas

Cida Ramos: PT dialoga com Cícero e Lucas, mas alianças em 2026 são incertas

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, a deputada estadual Cida Ramos, declarou que o partido está em **diálogo ativo** com os pré-candidatos ao governo da Paraíba, Lucas Ribeiro e Cícero Lucena. O objetivo é buscar uma **possível composição na chapa majoritária** para as eleições de 2026. No entanto, Cida Ramos foi enfática ao afirmar que o cenário político atual **impede uma definição fechada**, pois, segundo ela, “não tem nada concreto, a gente não vai discutir em cima de suposições”, avaliou a parlamentar.

Unidade do PT e princípios norteiam conversas

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Cida Ramos esclareceu a posição do PT. Ela destacou que o partido **tem unidade e dialoga com os dois campos**, lembrando que tanto Lucas Ribeiro quanto Cícero Lucena são considerados apoiadores do governo Lula. “Até dois anos atrás eram aliados do governo Lula. Nós conversamos com Lucas e com Cícero por que é base do governo Lula”, explicou.

Ao ser questionada sobre uma possível composição com o grupo Cunha Lima, Cida Ramos considerou a hipótese **distante de acontecer**. “Nós não temos vetos, nós temos princípios, só tem que apoiar o governo de Lula, o palanque de Lula. Que eu saiba, os Cunha Lima apoiam Efraim com os bolsonaristas, e outra parte com Cícero, mas até o momento não tem nada de concreto”, relembrou, ressaltando a **orientação mais centro-direita** do grupo político com base em Campina Grande.

Conjuntura nacional e local influencia o cenário

A deputada estadual também apontou a necessidade de clareza em relação a outros fatores que impactam as articulações políticas. “Como vai ficar o caso do União Brasil com a federação? O próprio MDB como vai sair nacionalmente para a eleição do presidente. As coisas precisam ficar mais nítida nesse sentido”, refletiu Cida, referindo-se à **conjuntura política nacional e local** que moldará as disputas eleitorais de 2026.

A declaração de Cida Ramos evidencia a estratégia do PT de manter as **portas abertas para o diálogo**, ao mesmo tempo em que adota uma postura cautelosa diante da **incerteza do cenário político**. A prioridade, segundo a dirigente petista, é garantir o alinhamento com as diretrizes do governo federal e **fortalecer o palanque de Lula** na Paraíba, independentemente das alianças pontuais que possam surgir.

A **antecipação de alianças** é vista com ressalvas pelo partido, que prefere aguardar o desenrolar dos acontecimentos e a **definição de quadros políticos mais consolidados** antes de firmar compromissos. A busca por um acordo que contemple os princípios do PT e fortaleça a candidatura alinhada ao governo federal permanece como o principal objetivo.

Deixe uma resposta