briga contra rebaixamento no brasileirão: santos e inter em risco, veja o cenário!

Briga contra rebaixamento no Brasileirão: Santos e Inter em risco, veja o cenário!

Brasileirão em reta final: Santos e Internacional na zona de perigo do rebaixamento

A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro promete fortes emoções na luta contra o rebaixamento. Após a vitória do Fortaleza sobre o Atlético-MG, o cenário da parte de baixo da tabela se intensificou, com **Santos**, **Internacional**, Vitória e Ceará ainda ameaçados de cair para a Série B. Sport e Juventude já tiveram seu destino selado, mas ainda restam definir mais duas equipes que se juntarão a eles na segunda divisão.

Santos e Inter: o fantasma da Série B assombra gigantes

Segundo o Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o **Santos** figura com um preocupante **51,4% de risco de queda**. Atualmente na 16ª posição, o Peixe soma os mesmos 41 pontos do Internacional, que abre a zona de rebaixamento (Z-4), mas leva a melhor no saldo de gols, com -11 contra -12 do Colorado.

Apesar da situação delicada, o **Santos** possui uma das tabelas mais favoráveis entre os clubes ameaçados. Após a vitória sobre o já rebaixado Sport, o time paulista enfrentará o Juventude, que também está garantido na Série B e foca em 2026. O último compromisso será contra o Cruzeiro, na Vila Belmiro. A expectativa é que o time mineiro poupe titulares, visando as semifinais da Copa do Brasil, um alívio para o Alvinegro Praiano.

Por outro lado, o **Internacional** viu sua probabilidade de rebaixamento aumentar para **40,8%** após a goleada sofrida para o Vasco por 5 a 1. Em uma tentativa desesperada de evitar a queda, a diretoria gaúcha demitiu Ramón Díaz e contratou Abel Braga para comandar a equipe. O Colorado terá confrontos complicados contra o São Paulo, que também vem de uma derrota expressiva para o Fluminense por 6 a 0, e encerrará sua participação no Brasileirão diante do Red Bull Bragantino.

Vitória respira, Ceará em situação confortável e Fortaleza na garra

O **Vitória** ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento ao vencer o Mirassol por 2 a 0, em casa. Invictos há cinco partidas, os baianos subiram para a 15ª posição, com 42 pontos. A equipe já jogou na rodada, empatando sem gols com o Palmeiras em jogo adiantado. No entanto, o Leão ainda tem um jogo atrasado contra o Bragantino, fora de casa, pela 34ª rodada, e fecha o campeonato recebendo o São Paulo em Salvador.

O **Ceará** se encontra na situação mais cômoda entre os ameaçados, ocupando a 14ª colocação com 43 pontos. Apesar disso, o Vozão terá os compromissos mais desafiadores: enfrenta o Flamengo, campeão da Libertadores e que precisa vencer para sacramentar o título do Brasileirão, no Maracanã, e depois recebe o Palmeiras em casa. A torcida cearense espera que a equipe consiga somar pontos cruciais.

O **Fortaleza**, apesar de estar em uma situação mais dramática, embalou uma sequência invicta de oito jogos, com três vitórias consecutivas, o que anima a equipe. O Tricolor Cearense terá o Corinthians pela frente em casa e encerra o Brasileirão contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. A torcida acredita na força do time para se manter na elite do futebol nacional.

Probabilidades de rebaixamento atualizadas

As projeções do Departamento de Matemática e Estatística da UFMG indicam o seguinte cenário de probabilidades de queda:

  • Sport – 100.0%
  • Juventude – 100.0%
  • Fortaleza – 69.5%
  • Santos – 51.4%
  • Internacional – 40.8%
  • Vitória – 30.6%
  • Ceará – 7.5%

Com tantos times envolvidos e a pouca diferença de pontos, as próximas duas rodadas prometem definir o futuro de muitos clubes no Campeonato Brasileiro, mantendo os torcedores em suspense até o apito final.

Deixe uma resposta