Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba deu início à campanha “Dezembro Vermelho”, uma iniciativa crucial de conscientização e prevenção contra o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira, 1º de dezembro, na sede da SES, em João Pessoa, marcando o compromisso do estado em alertar a população sobre a importância do autocuidado e da prevenção.
Apesar dos avanços no tratamento, a Aids continua sendo uma doença que leva a óbitos. Ivoneide Lucena, gerente operacional de Condições Crônicas e ISTs da SES, ressalta que a percepção de que a doença não mata mais, por se tornar crônica, é um equívoco perigoso. Na Paraíba, uma média de 120 pessoas morrem anualmente em decorrência do HIV/Aids, muitas vezes por abandono do tratamento ou pela presença de outras comorbidades. “A gente, enquanto SES, trabalha durante o ano todo para fazer a testagem rápida, implantar os testes na Atenção Primária, para fortalecer os serviços de referências, para que, a partir do momento do diagnóstico, em menos de sete dias, já comece a tomar o medicamento. Porque o que nós queremos, cada vez mais, é barrar a transmissão de uma pessoa para a outra”, explicou Ivoneide.
A campanha “Dezembro Vermelho” reforça que a prevenção e o tratamento do HIV/Aids e ISTs estão disponíveis gratuitamente para toda a população. O SUS oferece medicamentos essenciais, mesmo com o alto custo, garantindo o acesso ao tratamento. Durante este mês, todas as Gerências Regionais de Saúde receberam dois milhões de preservativos masculinos e femininos para distribuição em todos os 223 municípios paraibanos. Os preservativos e o gel lubrificante podem ser retirados nos serviços de saúde sem necessidade de consulta prévia. Além disso, o autoteste para HIV está disponível, permitindo que o cidadão realize o exame em casa. Em caso de resultado positivo, existe um plantão telefônico disponível nos finais de semana e feriados para oferecer o suporte necessário.
Em continuidade às ações de conscientização, no dia 9 de dezembro, será realizado o “10º Seminário Integrado: Avanços e Desafios do HIV/Aids na Paraíba”. O evento, que acontecerá na Escola de Saúde Pública (ESP), em João Pessoa, reunirá municípios prioritários e serviços de referência do estado. O seminário abordará atualizações sobre o cenário epidemiológico do HIV/Aids, fluxos de atendimento, serviços disponíveis, além de discutir os avanços e desafios no cuidado de outras ISTs, como hepatites virais, tuberculose, sífilis, ISTs e HTLV.
Durante a abertura da campanha, que integrou o Projeto Meu Trabalho Me Faz Bem, houve distribuição de preservativos e a realização de um quiz com perguntas sobre o tema, com brindes para os vencedores. A iniciativa da SES visa não apenas informar, mas também engajar a população na luta contra o HIV/Aids e ISTs, lembrando que o vírus não escolhe idade, raça ou condição econômica, e que a prevenção é um ato de responsabilidade e cuidado com a própria vida e com a do próximo.