ccj da câmara analisa cassação de carla zambelli após condenação pelo stf

CCJ da Câmara analisa cassação de Carla Zambelli após condenação pelo STF

CCJ da Câmara pode analisar cassação de Carla Zambelli nesta terça-feira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados tem em pauta a análise da possível cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo. A expectativa é que o deputado Diego Garcia, do Republicanos do Paraná, apresente seu parecer sobre o caso durante a sessão desta terça-feira, 2 de janeiro.

Decisão pode ser adiada e segue para o plenário

A votação sobre o parecer na CCJ, no entanto, pode ser adiada caso haja um pedido de vista, que permite que os parlamentares levem o caso para análise mais detalhada. Após a decisão da CCJ, o processo será encaminhado para o plenário da Câmara. Para que a cassação de Carla Zambelli seja efetivada, são necessários, no mínimo, 257 votos favoráveis.

Condenação de 10 anos de prisão pelo STF

Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e ao pagamento de uma multa no valor de R$ 2 milhões. A condenação se deu em decorrência de seu envolvimento no comando de uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fuga do país e prisão na Itália

Antes que a condenação se tornasse definitiva, a parlamentar fugiu do país. Após ter seu nome incluído na lista vermelha da Interpol, Carla Zambelli foi presa na Itália. Ela está detida desde julho deste ano em um presídio na cidade de Roma.

Deixe uma resposta