Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124


A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), promove o II Seminário Municipal de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora. O evento, que tem como tema “Acolhimento Familiar: Prioridade para o Desenvolvimento Integral”, visa qualificar profissionais e fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente.
As inscrições para o seminário foram gratuitas e limitadas, com o último dia para se inscrever sendo nesta terça-feira, 2 de novembro. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 3 de novembro, a partir das 8h, no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A programação contará com palestras, depoimentos, diálogos técnicos e apresentações culturais, focando no cuidado integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Um dos grandes destaques desta edição é a participação da especialista Neusa Cerutti, diretora do Instituto Acolher, de Cascavel (PR). Ela é uma referência nacional na defesa do acolhimento familiar e na formação de famílias acolhedoras, trazendo sua vasta experiência para o evento em João Pessoa.
É importante diferenciar o acolhimento familiar da adoção. O Programa Família Acolhedora oferece um acolhimento provisório para crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem por meio de uma medida protetiva. Isso ocorre em casos de violação de direitos, abandono ou em situações de extrema vulnerabilidade. Quando o juiz da Vara da Infância e Juventude determina esse afastamento, a criança ou adolescente é encaminhado para uma família acolhedora, que garantirá proteção imediata enquanto o caso é cuidadosamente avaliado pelas autoridades competentes.
O seminário tem como principais objetivos qualificar os profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no Sistema de Garantia de Direitos. Além disso, busca fortalecer a articulação da rede de proteção e reafirmar o compromisso do município de João Pessoa com práticas humanizadas e que priorizam a proteção integral de crianças e adolescentes.