Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124


Em um cenário cada vez mais digital, o conhecimento em Inteligência Artificial (IA) surge como um **fator de peso para a empregabilidade** entre os mais jovens. Uma pesquisa recente aponta que **80% dos jovens** acreditam que dominar ferramentas e conceitos de IA pode ser o diferencial para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. O levantamento, realizado pela Nexus e pela Demà, entrevistou 2.016 pessoas entre 14 e 29 anos em todo o Brasil, entre os dias 14 e 20 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.
Os dados da pesquisa indicam uma visão majoritariamente positiva sobre a IA no contexto profissional. Apenas **11% dos jovens** consideram que o conhecimento em IA não faz diferença para conseguir um emprego, enquanto uma pequena parcela, de **3%**, acredita que pode ser até prejudicial. Outros **2%** não souberam responder.
Além do impacto percebido na carreira, a Inteligência Artificial também é vista como uma ferramenta poderosa para o aprendizado. **69% dos jovens** acreditam que as ferramentas de IA podem **ajudar no processo de aprendizagem**. Em contrapartida, **24%** pensam que elas podem prejudicar os estudos, e **7%** não têm opinião formada sobre o assunto.
A aplicação prática da IA no dia a dia dos estudantes é notável. De acordo com o levantamento, **83% dos jovens utilizam IA para fazer pesquisas gerais ou acadêmicas**. A utilidade em tarefas escolares também é alta, com **71% acreditando que o recurso auxilia em deveres de casa, trabalhos e estudos para provas** em escolas, faculdades e cursos técnicos. A funcionalidade de tradução é aproveitada por **70%**, enquanto **67% a usam para resumir ou corrigir publicações**.
A versatilidade da IA se estende à criatividade e à produção de conteúdo. **66% dos jovens utilizam a IA para gerar novas ideias** em diversas atividades, e **63% a empregam para criar imagens**. A capacidade de gerar textos novos é aproveitada por **62%**, e **52% a utilizam para preparar apresentações ou relatórios**.
Juan Carlos Moreno, diretor da Demà, ressalta a importância desses resultados. “É muito representativo que pelo menos metade dos entrevistados confirme que usa IA de alguma forma. Sem dúvida, a Inteligência Artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias, um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nessa pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente, as de aprendizado”, destacou.
Esses dados demonstram uma **adaptação rápida e uma percepção clara do valor da Inteligência Artificial** entre a juventude brasileira, tanto como ferramenta de aprendizado quanto como um **importante diferencial para o futuro profissional**.