Paraíba compartilha inovações em saúde na capital federal

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba está apresentando suas experiências bem-sucedidas na III Conferência Nacional de Planejamento da Atenção à Saúde e no I Encontro Internacional de Promoção da Saúde, em Brasília. O evento, que ocorre até esta quarta-feira (17), reúne gestores, técnicos e profissionais de saúde de todo o país e de países lusófonos para compartilhar resultados e boas práticas na área.

Fortalecimento da Atenção Primária em Destaque

A Paraíba está demonstrando como tem fortalecido a Atenção Primária à Saúde (APS), articulando-a com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). A implementação dos Núcleos de Segurança do Paciente, a linha de cuidado materno-infantil e a inclusão da saúde indígena, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, são alguns dos eixos estratégicos que têm chamado a atenção no processo de planejamento.

Organização do Cuidado Materno-Infantil e Saúde Indígena

Um dos focos da apresentação paraibana é a organização do cuidado materno-infantil nos 11 municípios da 14ª Região de Saúde. A qualificação da assistência a gestantes de alto e muito alto risco, referenciadas ao Hospital da Mulher, e o fortalecimento da integração entre os diferentes níveis de atenção também são pontos fortes. Railda de Almeida Gomes, referência técnica estadual do PlanificaSUS Paraíba, explicou a importância do planejamento: “A planificação tem como objetivo organizar o trabalho das equipes para garantir um cuidado contínuo, seguro e de qualidade à população”. Ela destacou que a saúde indígena foi incluída como um eixo central no terceiro triênio do planejamento, promovendo boas práticas em todo o território.

Experiências Diversificadas na Programação

A programação do evento conta com diversas apresentações que ilustram a atuação da Paraíba. Joanna Angélica abordará a vigilância epidemiológica da sífilis congênita como ferramenta de educação em saúde. Leyliane Cristina apresentará a experiência do DSEI Potiguara no planejamento da saúde indígena, enquanto Marlynson Tenorio compartilhará informações sobre os grupos de gestantes indígenas Potiguara. Nathalia Dantas trará um panorama sobre a violência contra a mulher no estado, analisando tendências entre 2020 e 2024.

O Que é a Planificação da Atenção à Saúde

A Planificação da Atenção à Saúde é um método essencial para organizar e qualificar o cuidado oferecido à população. Ela integra todos os serviços de saúde, desde a atenção primária até a especializada. O processo envolve identificar as necessidades de saúde da população, definir fluxos e responsabilidades, padronizar os processos de atendimento e monitorar continuamente os resultados. O objetivo é garantir que cada pessoa receba o atendimento adequado, no local e no momento certos.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Fim de Ano em Alerta: Hospital de Trauma de JP registra AUMENTO de queimaduras! 🚨

Hospital de Trauma de João Pessoa emite alerta para aumento de acidentes…

Médico condenado por estupro de vulnerável obtém prisão domiciliar na Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar a médico condenado por estupro de vulnerável A…

Cagepa convoca 3 aprovados em concurso para contratação; veja prazos e documentos

Cagepa convoca candidatos aprovados em concurso para apresentação de documentos e contratação…