Orquestra Sinfônica da Paraíba encerra temporada com marco histórico

A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) fechou sua temporada de 2025 com um emocionante Concerto de Natal, realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A apresentação, que celebrou também os 80 anos da OSPB, contou com a presença do governador João Azevêdo e da primeira dama do Estado, Ana Lins.

Um repertório que emocionou e celebrou a história

Sob a regência do maestro Gustavo de Paco de Gea, a orquestra, acompanhada pelo Coro Sinfônico da Paraíba e quatro solistas cantoras (Alline Fernandes, Karla Rafaella, Virginia Campos e Williane), apresentou um repertório repleto de músicas natalinas. A escolha musical emocionou profundamente o público presente, criando uma atmosfera de celebração e gratidão.

PCCR: um reconhecimento merecido aos músicos

O concerto ganhou um significado ainda maior com a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os membros da orquestra. O governador João Azevêdo destacou a importância desse avanço, afirmando que a OSPB é um patrimônio cultural da Paraíba. “Como governador, em 2019 tive a alegria de tornar a OSPB como patrimônio cultural da Paraíba e ao longo dos anos pudemos avançar com a implantação do PCCR num reconhecimento a músicos que trabalham nessa orquestra há 30 e até 40 anos. Me sentia devedor do reconhecimento a esses músicos que dedicaram suas vidas a essa orquestra”, declarou Azevêdo.

Anos de discussão e luta culminam em conquista histórica

O secretário de Cultura, Pedro Santos, ressaltou que o concerto marca a finalização de um processo que envolveu anos de discussões e amadurecimento para a criação do PCCR. “Este ano em que a orquestra completa 80 anos, a gente tem a satisfação de ver concretizado o PCCR da OSPB. Esse alinhamento, a situação que o estado alcançou nesses últimos anos do ponto de vista fiscal, financeiro convergiu, e a luta dos músicos que acreditaram, que trouxeram saídas e auxílio para as possíveis perspectivas de melhorias. Então a orquestra hoje tem uma virada de chave com essa conquista”, afirmou Santos.

A presidente da Funesc, Bia Cagliani, também celebrou o avanço, enfatizando que o PCCR representa reconhecimento, dignidade e valorização para os artistas. “Esse avanço representa reconhecimento, dignidade e valorização para músicos que dedicam a vida à arte e à cultura do nosso estado”, disse.

Gratidão e esperança no futuro da OSPB

O violinista André Correia, com mais de 40 anos de atuação na OSPB, expressou a profunda gratidão dos músicos. “Nesse tempo passamos por muitas dificuldades, muitos governantes, muitas canetas e promessas, mas apenas um homem, João Azevêdo, teve a sensibilidade de tornar essa orquestra patrimônio cultural do estado e de implantar o PCCR”, declarou.

A noite festiva contou com a execução de peças como “Um Feliz Natal”, “Tu és Fiel”, “Valsa do Imperador” e “Contos dos Bosques de Viena”. A participação do Coro Sinfônico da Paraíba enriqueceu ainda mais a apresentação com obras como “Cactus Dourados” e “Anunciação do Menino Deus”. O concerto foi encerrado com a tradicional “Noite Feliz”, deixando um sentimento de esperança e celebração para o futuro da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Fim de Ano em Alerta: Hospital de Trauma de JP registra AUMENTO de queimaduras! 🚨

Hospital de Trauma de João Pessoa emite alerta para aumento de acidentes…

Médico condenado por estupro de vulnerável obtém prisão domiciliar na Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar a médico condenado por estupro de vulnerável A…

Cagepa convoca 3 aprovados em concurso para contratação; veja prazos e documentos

Cagepa convoca candidatos aprovados em concurso para apresentação de documentos e contratação…