Enel divulga novo número de clientes impactados pelo apagão em SP

A Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na capital paulista e região metropolitana, atualizou o número de clientes que foram impactados pelo apagão ocorrido em dezembro. Inicialmente, a empresa havia informado cerca de 2 milhões de consumidores atingidos. Agora, a Enel afirma que o número total de clientes afetados pelo ciclone extratropical foi de 4,4 milhões.

A empresa explicou que o número de 2 milhões de clientes corresponde ao pico de consumidores que estavam simultaneamente sem energia nos dias 10 e 11 de dezembro, período em que o ciclone extratropical atingiu a região com fortes ventos de até 98 km/h.

2 milhões de clientes impactados nos dias do ciclone extratropical, dias 10 e 11 de dezembro, corresponde ao pico de clientes registrados, em tempo real, simultaneamente“, disse a Enel em comunicado.

Ventos fortes e sucessivos desligamentos causaram o alto número de afetados

De acordo com a Enel, foram 12 horas seguidas de ventos intensos. Conforme a empresa conseguia restabelecer o fornecimento para alguns clientes, outros eram sucessivamente desligados devido à força do temporal. A análise posterior ao evento climático indicou que o número acumulado de clientes que ficaram sem luz ao longo do dia 10 de dezembro foi significativamente maior.

A concessionária informou que esses dados foram auditados internamente e as informações foram encaminhadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 19 de dezembro.

Crise e pedido de rompimento de contrato

A crise no fornecimento de energia em São Paulo, intensificada pelos eventos de dezembro, levou o governo do Estado de São Paulo e a prefeitura a pedirem o rompimento do contrato com a Enel. Tarcísio de Freitas, governador do estado, e Ricardo Nunes, prefeito da capital, anunciaram ainda em dezembro que apresentariam à Aneel um pedido de caducidade do contrato de concessão da Enel.

Nesta segunda-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou uma investigação sobre as falhas apresentadas pela concessionária em São Paulo.

Ciclone extratropical causou estragos e quedas de energia

O ciclone extratropical que atingiu São Paulo nos dias 10 e 11 de dezembro provocou ventos com velocidade de até 98 km/h em algumas áreas da região metropolitana. A força do vento resultou na queda de mais de 330 árvores, muitas delas sobre a fiação elétrica, o que causou a interrupção do fornecimento de energia para milhares de residências e estabelecimentos comerciais por vários dias.

A situação gerou grande insatisfação entre os moradores, que enfrentaram dificuldades com a falta de luz, impactando o cotidiano e a rotina de muitos.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar

Dólar: moeda fecha último pregão em alta

Resultado foi influenciado por dados otimistas da economia dos Estados Unidos

Região Nordeste lidera índice de atividade econômica do Brasil

O índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen) aponta que a economia nordestina avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024. O Ceará apresentou o maior crescimento no índice, sendo 4,4%, com avanço do comércio varejista (9,1%).

Ibovespa em alta de 1,26 % nesta segunda

Aos 120 mil pontos, índice é o melhor desde novembro

Reforma do IR: 73,5% dos professores da educação básica terão alívio financeiro em 2026

Professores da educação básica terão alívio financeiro com novas regras do Imposto…