Funjope divulga calendário de encontros com a sociedade para discutir a Política Nacional Aldir Blanc
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) anunciou o cronograma das reuniões que irão debater os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As discussões terão início na próxima terça-feira, 20 de janeiro, no bairro de Mangabeira. A iniciativa, que visa aproximar a política cultural dos artistas e produtores culturais, especialmente aqueles que atuam nas periferias, se estenderá até o dia 4 de fevereiro, com o último encontro agendado para o bairro José Américo.
Escritório de Ideias leva editais para mais perto das comunidades
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, explicou que a criação do Escritório de Ideias foi fundamental para este processo. “Esse é um trabalho que fazemos há quase cinco anos, de levar os nossos editais para um diálogo com as comunidades e artistas da periferia de João Pessoa”, afirmou. Segundo ele, a ideia é, nos próprios bairros, “traduzir, interpretar e estimular os coletivos de artistas, os artistas individualizados e as comunidades a se inscreverem em nossos editais”.
A expectativa da Funjope é de um aumento de pelo menos 20% nas inscrições de artistas oriundos das periferias. “Os artistas pretos e pretas têm se inscrito muito mais em nossos editais por conta desse trabalho que fazemos em parceria com associações, com a Central Única de Favelas (Cufa), com todos que queiram levar a boa informação para as pessoas”, acrescentou Alves.
Busca ativa por agentes culturais da periferia
O principal objetivo desta ação é realizar a busca ativa por agentes culturais, com foco especial naqueles que produzem arte e cultura nas áreas periféricas da cidade. A intenção é garantir que esses profissionais possam acessar os recursos disponíveis pela Política Nacional Aldir Blanc. Para isso, técnicos da Funjope estarão presentes nessas regiões, apresentando os editais publicados, explicando o que é a PNAB, seus objetivos, como funciona e, principalmente, orientando os interessados sobre o processo de inscrição para ter acesso aos recursos.
Calendário das primeiras reuniões
As datas e locais das primeiras reuniões já estão definidas, mas a Funjope ressalta que continuará agendando novos encontros conforme a demanda e solicitação das comunidades. A participação é aberta a todos os interessados em conhecer e se beneficiar da Política Nacional Aldir Blanc.
Confira o calendário inicial:
20/01 (terça-feira) – 18h, no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, em Mangabeira.
21/01 (quarta-feira) – 18h30, no Centro de Referência da Cidadania (CRC), em Funcionários II.
27/01 (terça-feira) – 18h, na Comunidade Santa Clara, em Castelo Branco.
28/01 (quarta-feira) – 18h, na Associação Comunitária Agrícola de Muçumagro (Acam), em Muçumagro.
03/02 (terça-feira) – 18h, no Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenay Gomes, no Varadouro.
04/02 (quarta-feira) – 18h, no Centro Comunitário José Américo de Almeida, em José Américo.
A iniciativa reforça o compromisso da Funjope em democratizar o acesso à cultura e fortalecer os artistas e fazedores de cultura de toda a cidade de João Pessoa, garantindo que a Política Nacional Aldir Blanc alcance quem mais precisa e contribui para a diversidade cultural do município.